domingo, 27 de outubro de 2013

Azul


Dos azúis superiores, no alto sobretudo, há que ter muita atenção a vê-los - diacrónica e sincrónica. Se não, perdemos os pormenores, os nomes específicos e o que há de melhor. E não haverá outra vez, creio...
Escolha-se o Outono português, nas suas cores melancólicas e dos poetas nostálgicos. E temos, nada menos, de pelo menos três: o azul pálido (talvez porque o Sol anda cansado), o azul bebé e o azul cinzento que se quadra bem com as elegias.
Regressa o Verão, e a gama é mais rica: o azul vibrante dos postais turísticos, o azul cobalto (muitas vezes, nas águas do Tejo), o verde azul  de alguma folhagem que nos dá sombra, e ainda o ultramar e o azul violeta. E, isto, se não recorrermos aos ingleses e alemães que, classificativos, minuciosos e atentos, registam ainda: o azul prússia, o indigo, o azul régio, o azul mirtilo...
E ressalve-se a imodéstia subjectiva de eu dar nome a um azul inconfundível: o azul-arrábida, que se pode ver, de Verão, no céu e nas águas límpidas e oceânicas do Portinho e arredores marítimos, onde já não vou há muito.

6 comentários:

  1. Adoro azuis e gostei muito desta imagem.
    A Arrábida traz-me gratas recordações e conheço bem o azul de que fala. Ia lá muito, no Verão, passear na Serra, às praias e à discoteca Seagull. Passei bons tempos no Portinho e arredores. :-)
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  2. A Arrábida é uma das minhas memórias emblemáticas. Que ficou registada:

    A solidão apurada,
    firme gume frente à serra

    onde nascemos, e o nome
    que recebemos da terra.

    ResponderEliminar
  3. E hoje foi um dia com muito azul para o futebol. Mensagem auspiciosa.

    ResponderEliminar
  4. Interessante essa associação do azul com o Outono, para mim nada instintiva, mas agora vejo que é de facto correcta, nomeadamente em termos poéticos. Lembrei-me da ligação do azul com a melancolia e o termo "blue" em inglês. Por fim, acho que nunca vi o azul-arrábida e gostava de ver.

    ResponderEliminar
  5. Bem observada a questão dos "blues"...
    Muito embora o Outono privilegie muito os castanhos, amarelos e dourados.

    ResponderEliminar