terça-feira, 22 de outubro de 2013

Apontamento 26: Dois pesos, duas medidas



A imagem representa o dia de "tomada de posse" do novo Parlamento Alemão, com uma falta de organização evidente. Sucede que passou um mês desde que a Senhora Merkel ganhou as eleições com meia dúzia de deputados. Mas, por enquanto, ainda não existe governo, facto insólito que muitos não comentam.
A confraria vencedora, CDU/CSU, tem andado em conversações para uma coligação, já que os anteriores partidários da FDP nem sequer tiveram votos para entrar, de novo, no Parlamento. Ao que parece, e passado um mês de "conversas preliminares", tudo se encaminhará para uma "grande coligação" entre a CDU/CSU e o SPD. E o novo governo, senhores ? Para quando ?
Não obstante o "vazio de governo", os anteriores titulares ministeriais ficam em funções. Sucede, no entanto, que o Senhor Presidente da República Alemã entregou, hoje, as cartas de demissão aos ministros do FDP, sem representação parlamentar (!).
Ora, se um tal atraso na formação de um governo sucedesse num outro país da Europa, que avaliação se faria ? Ineficiência, atraso, incompetência, certamente.
Não me parece que a Senhora Merkel tenha adoptado o modo de viver à italiana, embora goste de passar férias na Itália. É preciso reconhecer que, com tamanha ineficiência, o "Império Germânico" não consegue subjugar os "povos vizinhos", cientes do embuste dos pequenos merceeiros a tentar enganar os clientes com ares de sobranceria.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Imagino que não deve ser fácil chegar à «grande coligação» numa altura destas.

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    Sobretudo com aquela figura triste e os seus companheiros, alguns bem sinistros.

    ResponderEliminar