sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A estética e a galeria Presidencial


Há opções que só dignificam quem escolhe e que evidenciam o bom gosto. Quando Mário Soares escolheu Júlio Pomar para lhe pintar o retrato, demonstrou não só uma vontade de ruptura com o passado, mas também que tinha um apurado sentido estético de modernidade. Jorge Sampaio não era tão ousado - uma espécie de Paulo VI, depois do revolucionário João XXIII - e, por isso, optou por Paula  Rego. Confere. Porque, às vezes, os militares têm gostos insólitos: quem é Francisco Lapa que, além de amigo, pintou o retrato de Spínola, exposto em Belém?
Teófilo Braga e Teixeira Gomes escolheram o melhor: Columbano. Justificando exigência, bom gosto estético e cultura. Confere, também, e da melhor forma.
O actual PR deve andar em bolandas metafísicas, porque já é tempo de escolher quem o retrate. O problema é que Eduardo Malta, que pintou o Gen. Craveiro Lopes, já morreu. Henrique Medina, também. Pode ser que haja, por aí, algum pintor-de-domingo que não se importe de o modelo ser paupérrimo... Em último caso, há sempre um manequim de madeira, da Rua dos Fanqueiros, para simular a post-modernidade. E que, exposto com jeito, causará algum espanto, aos visitantes do Palácio de Belém, no futuro.

10 comentários:

  1. Julgo que não foram nem Teófilo Braga nem Teixeira Gomes a escolher Columbano. Julgo que foram pintados mais tarde. E o quadro do Spínola mudou, salvo erro, pelo menos o fundo. Se a memória não me prega partidas, a primeira versão tinha o palácio cor de rosa como fundo.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que Cavaco vai ser pintado por um português, cujo nome começa por P.
    Mas a escolha não é dele, é de R.

    ResponderEliminar
  3. Oh, diacho!, é tudo tão críptico, que fiquei na mesma..:-(

    ResponderEliminar
  4. Quanto a Columbano, Teixeira Gomes e Teófilo Braga, a ser assim, há que citar Eugénio de Andrade: "Não se escolhe, é-se escolhido."

    ResponderEliminar
  5. O retrato de Mário Soares foi muitíssimo criticado na época. Acho que foi uma ótima escolha: Um grande pintor e um amigo que o conhecia bem e de (quase) sempre.
    Eu que sou uma grande fã de Paula Rego, acho que foi uma má escolha porque não se conheciam retratos feitos por ela.
    Quanto a Cavaco... veremos:

    ResponderEliminar
  6. Há quem tenha intuição e bom gosto. E também quem mereça melhor...
    Mas também há quem não mereça boa boa cera, porque serão sempre, e antecipadamente, ruins defuntos...

    ResponderEliminar

  7. O pintor Francisco Lapa (filho do mestre Manuel Lapa), tinha a Escola Superior das Belas Artes de Lisboa - pintura. Exilado político em França só regressou ao País, após o 25 de Abril. Viveu e faleceu em Paris.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora a minha pergunta fosse retórica, agradeço a sua informação. Pena é que tenha vindo tão tarde, em relação à data de colocação deste poste.

      Eliminar