terça-feira, 8 de outubro de 2013

Uma louvável iniciativa (21)


Começando hoje e ao longo das próximas terças-feiras, o jornal Público, em estreita colaboração com a Biblioteca da Universidade de Coimbra, irá publicar e fazer acompanhar o diário de algumas edições fac-similadas das impressões originais de obras marcantes da Literatura Portuguesa, que os leitores poderão adquirir, por preço módico.
A iniciativa abriu com a reprodução integral, hoje, da dita 1ª impressão de "Os Lusíadas" (1572), pelo preço imbatível de 1,95 euros. As obras seguintes serão, no entanto, mais caras: 5,95 euros. Seja como for, é uma bonita e útil iniciativa que se deve acompanhar e destacar, com agrado.

14 comentários:

  1. Também vai sair "Portugal Pequenino" de Angelina e Raul Brandão..:-)

    ResponderEliminar
  2. Não sabia, mas enquanto aqui estava, telefonei para o "meu" quiosque e já reservei um. E os próximos pedi para me guardarem.
    Se não tivesse lido, aqui, deixava passar. Obrigada!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  3. Então o poste teve recompensa e utilidade, o que me dá alegria.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. Hoje, um dia com várias atividades fora da minha rotina habitual, quase me ia passando a saída deste primeiro exemplar, se não tivesse vindo aqui. Mas amanhã já o tenho comigo.
    Do que não me esqueci foi de passar pela Imprensa Nacional, onde já encomendei o seu "Escrito para a noite".
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que não perde "Os Lusíadas" porque, apesar de poderem ter acrescentado mais 2 páginas, para compor melhor o livro, é um bónus imperdível do "Público".
    Fico-lhe grato e sensibilizado pela encomenda na IN-CM. Espero que goste.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  6. Não se percebe é o critério da escolha.

    ResponderEliminar
  7. Não digo d'Os Lusíadas, dos volumes que compõem a coleção.

    ResponderEliminar
  8. Realmente, é uma escolha muito variada e o critério dificil de discernir, mas há um ou outro volume que são difíceis de encontrar. Devo comprar 3 ou 4 do conjunto.

    ResponderEliminar
  9. O critério foi explicado pelo Diretor da Biblioteca da Universidade de Coimbra, na folha do Público que apresenta a coleção.

    ResponderEliminar
  10. Li, Maria, mas esqueci. Vou ter de reler, até para ser justo.

    ResponderEliminar
  11. A boa ideia merece divulgação, de facto.

    ResponderEliminar