quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Algumas pequenas curiosidades a propósito de Chagall


Dizem os estudiosos que, na obra de Marc Chagall (1887-1995), há pelo menos duas fases distintas: até à sua partida para Paris, em que predominam tons mais escuros e cores mais sombrias, e, depois, na Cidade da Luz, com o uso de cores mais vivas e claras, que ganham mais espaço nas suas telas.
Dele, dizia Picasso: "Não sei de onde ele tira aquelas imagens... Deve ter um anjo na cabeça." Descendente de uma família judaica, o lado visionário da pintura de Chagall parece originar-se numa natureza mística, explicação que, de algum modo, é corroborada pelo próprio Artista que referiu várias vezes ter visões, chegando a descrevê-las... Aliás, como Kafka, também ele judeu.
Em abono da curiosidade e da astrologia, registe-se que ambos (Kafka e Chagall) tinham outra coisa em comum: eram os dois do signo do Caranguejo (ou Cancer) e, até, do mesmo decanato. Kafka nasceu a 3 de Julho (1883) e Chagall a 7 de Julho (1887).

Nota: o primeiro quadro, em imagem, intitula-se "Anunciação" e o segundo: "Introdução ao Teatro Judaico". Foram ambos pintados, ainda, na Rússia e pertencem, assim, à dita primeira fase da obra de Marc Chagall.

3 comentários:

  1. Este ano esteve uma expo - Chagall entre a guerra e a paz - no Museu do Luxemburgo, em Paris, em que era bem visível o caráter religioso da obra de Chagall.
    Adoro Chagall!

    ResponderEliminar
  2. É realmente um Pintor muito estimulante e sugestivo.
    Neste momento, e até 6 de Outubro, está uma exposição dele, na Tate Liverpool.

    ResponderEliminar