quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Um inocente Jogo de Natal



Os jogos simples, de interior, têm vindo a perder terreno pela concorrência que os jogos de computador, mais sofisticados e, aparentemente, com mais acção (apenas virtual, no entanto), lhe têm feito. Alguns, perderam-se-lhe as regras, outros, mais afortunados, chegaram a ter um tratado e poder-se-á reaprender por ele. É o caso do Tratado do Jogo do Voltarete, de 1834. O Voltarete foi um jogo muito popular, no séc. XIX, quer em Portugal, quer no Brasil; Machado de Assis fala dele, num dos seus livros.
Não sei se ainda se praticará o Jogo do Rapa, pelo Natal. Jogava-se a pinhões, na época natalícia. E com um pequeno peão de madeira, quadrilátero, com os dizeres: R(apa), T(ira), D(eixa) e P(õe). Fazia-se a aposta do número de pinhões para a mesa, rodava-se o pequeno pião entre os dedos polegar, indicador e médio, deixava-se rodar até que revelasse o lado de cima que marcaria o resultado. Quando ficava virada para cima a face do R(apa), era um contentamento, porque ganhávamos todos os pinhões da aposta dos outros jogadores.

4 comentários:

  1. Já tenho visto estes piões, mas desconhecia o jogo.

    ResponderEliminar
  2. Tempos em que não existia televisão...

    ResponderEliminar
  3. Ah, mas foi preciso o Arpose para me desvendar o mistério daquele pião! :) Como MR, não fazia ideia do jogo, mas lembro-me de ver os ditos. Bom Natal!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que ajudei à solução do mistério...:-)
    Agradeço e retribuo, com estima, os seus votos natalícios. E que 2011 lhe seja propício,JP!

    ResponderEliminar