quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Escolhas


Numa altura do ano em que jornais e revistas publicam sugestões de compras de livros, ou escolhas de figuras conhecidas do público, vou lembrar as opções de Eugénio de Andrade (Rosto Precário, 6ºed., 1995). A referência a vários autores é ampla, e vai de Herculano a Guimarães Rosa, para se centrar, finalmente, em apenas 5 obras:
1. A poesia de Pessoa (de que exclui algumas odes de Ricardo Reis).
2. Clepsydra, de Camilo Pessanha.
3. Illuminations, de Rimbaud.
4. Song of Myself, de W. Whitman.
5. Poesia (só a poesia) de S. João da Cruz.

6 comentários:

  1. Escolha aprovadíssima. :) Já o estou a ver a sorrir por eu aprovar a escolha de E. de A. :)

    ResponderEliminar
  2. Faria apenas, Miss Tolstoi, pequenos ajustamentos. Trocaria S. João da Cruz, por J.R.Jimenez. E, eventualmente, preferiria René Char a Rimbaud, se tivessem que ser mesmo 5 poetas.

    ResponderEliminar
  3. E assim será mais provável que os destinários ainda os não tivessem.

    ResponderEliminar
  4. E este ano acho que não comprei nenhum livro de poesia para oferecer. Mas comprei uns discos de poesia. :)

    ResponderEliminar
  5. Usando o velho cliché da "ilha deserta", esta seria uma lista de poesia que eu gostaria de ter comigo.

    ResponderEliminar
  6. Às vezes, é problemática a escolha para os amigos.
    Mas se eu fosse para a tal ilha deserta, tinha que levar mais de 5...

    ResponderEliminar