domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia de S. Nicolau

Preferencialmente, no dia 6.12, dia de S. Nicolau, havia uma festa tradicional dedicada ao Santo. No caso da imagem, a festa realizou-se, algures nos anos 50 do século passado, numa creche da Agrippina Colónia. A festa seguia o seguinte ritual:
S. Nicolau chegava, acompanhado do seu criado Ruperto (Knecht Ruprecht). Enquanto o Santo se sentava num cadeirão montado num estrado, normalmente ladeado pelo padre da aldeia, o criado, com a vergasta e, por vezes, correias, ficava lá fora.
Após a cerimónia de entrada e assento, S. Nicolau abria o seu "livro dourado", temido registo omnisciente do bem e do mal praticado, ao longo do ano, pelos meninos presentes. As criancinhas eram chamadas para enfrentar o "santo juízo" anual em que S. Nicolau ia distribuindo louvores e repreensões. As repreensões eram acompanhadas, lá fora, por manifestações mais ou menos ruidosas do criado de S. Nicolau, batendo na porta com as correias e emitindo vozes estranhas. Foi o caso da foto, em que um rapazinho levou uma reprimenda de tal ordem que até fez baixar a cabeça à menina, sua companheira no dia do "juízo" anual.
Por fim, S. Nicolau, com o apoio do seu criado, distribuía presentes contidos na enorme saca que Ruperto carregava. Obviamente, os meninos bons levavam um presente maior, os maus ficavam-se por uma pequena recordação da reprimenda.
E assim, moral da história, toca a mudar de vida para não sofrer semelhante humilhação no ano seguinte !
Consta que a festa continua, em moldes diferentes para evitar traumas às criancinhas (!)
Da nossa parte ficou apenas a imensa recordação que a foto fixou para sempre.
Um santo dia de S. Nicolau para todos os meninos leitores.


Post de HMJ

2 comentários:

  1. Parece-me que estou a conhecer a menina de cabeça baixa... :)

    ResponderEliminar
  2. Vinha escrever o mesmo. A menina de saia julgo (quase aposto) que é minha amiga.

    ResponderEliminar