Os livros sobre cetraria (arte de caçar com falcões e açores) são sempre muito apetecidos, procurados e disputados em leilões, pelos bibliófilos. Este "Livro de Falcoaria", de Pero Menino, publicado, pela primeira vez, por Rodrigues Lapa, em 1931 (via manuscrito da secção Pombalina, 518, BNP), bem como a "Arte da Caça de Altaneria", de Diogo Fernandes Ferreira (cuja 1ª edição, de 1616, é raríssima; a 2ª data de 1899), são as obras mais conhecidas, portuguesas, sobre esta arte.
Pero Menino era um dos muitos falcoeiros do rei D. Fernando I que gostava muito de caçar. O livro acima referido, lê-se com muito agrado pela vivacidade da escrita e pelo "castiço" da linguagem medieval, usada pelo falcoeiro régio.
O meu exemplar do "Livro de Falcoaria" custou-me, nos anos 80 do séc. passado, Esc. 2.200$00 (cca. 11,00), num alfarrabista da Rua do Alecrim, em Lisboa. Recentemente, a 7 de Dezembro de 2010, num leilão (75) da Livraria Antiquária do Calhariz, de José Manuel Rodrigues, um exemplar (lote 503) semelhante ao meu, também brochado, foi arrematado por 55,00 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário