sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Passos avulsos, à volta do Camões


Será que não vamos ter iluminações, pelo Natal, no Metropolitano?! Esclarecendo a dúvida metafísica: na Estação de Metro Baixa-Chiado, hoje, o corredor de saída estava, romanticamente, à meia-luz. E havia poças de água junto à parede, do lado direito. Curto-circuito?, Empresa de manutenção em greve?, Poupança de energia?. Ninguém sabe, nem os Seguranças, que são como as porteiras antigas... O último lanço das escadas, que dá para o Chiado, estava, mais uma vez, avariado. Pode ser que os 2 engenheiros da inefável Administração do Metropolitano de Lisboa venham dar as Boas-Festas aos funcionários, se apercebam, e mandem arranjar... Oxalá!
Senão, continuará a ser a "apagada e vil tristeza", à portuguesa, de que falava Luís de Camões.
Quando parei, no quiosque, para comprar tabaco, vi, ao longe, os estorninhos, mas pouco depois chegou uma jovem (18?, 20 anos?) que perguntou ao dono:
"- Pode-me dizer onde fica a Rua dos Camões?"
O homem, compungido, replicou: "- ...só se for Largo..."
E a jovem voltou à carga: "- E a Igreja dos Camões?"
Não consegui calar-me e rosnei, baixo: "- Parece que ainda não passou a Santo!..."
E o dono do quiosque completou, cúmplice e em voz mais alta: "- Pois é, o Camões ainda não foi canonizado."
Não sei o fim da história, porque abandonei de seguida o local, em direcção a casa.
Mas parece que estamos melhor no ranking da Educação da O. C.D.E.. Valha-nos isso!...

3 comentários:

  1. Acha que a jovem sabia o que queria dizer canonizado? E a que igreja se quereria referir qual perguntava pela «dos Camões»? Será que há por ali alguma dos Camones?...

    ResponderEliminar
  2. Eu creio que não saberia,MR. Se calhar nem saberia o que quer dizer: igreja. Eu acho que "isto" está muito pior do que a gente pensa.

    ResponderEliminar
  3. A avaliar por essa conversa, muito pior.
    Os italianos, há anos, entraram em depressão, depois de um inquérito ter revelado que uma imensa maioria de jovens não sabia quem era Leonardo Da Vinci.

    ResponderEliminar