A banda desenhada em Portugal, nos anos 50 do século passado, teve um incremento acentuado. Até aí, para além das importações do Brasil, predominavam "O Mundo de Aventuras" e "O Cavaleiro Andante" de Simões Müller. Uma espécie de Benfica/Sporting, por onde se tinha de optar, por questões de mesada e orçamento. Eu escolhi, na altura, "O Cavaleiro Andante". Em 1954 foi lançada a revista de BD, "Titã". Que tinha como director, Roussado Pinto, e editor: António Feio. Era semanal, tinha um espécie de suplemento, "Leão", agrafado nas páginas centrais, e era impressa na Bertrand (Irmãos), Lda., e a sede localizava-se na Rua Capelo, 26 - 2º, em Lisboa. A revista continha artigos de divulgação cultural (Bíblia, Touradas, Submarinos...), séries de ficção científica, faroeste, policial, história pátria, etc.. A minha série preferida era "O Segredo do Sabre", com Blake e Mortimer, mas também apreciava "As Viagens de Marco Polo". Cada número da revista "Titã" custava Esc. 2$00. Não tenho ideia da data em que terminou, até porque não tenho muitos exemplares.
Boa noite!
Há 9 horas
Esta, nunca li.
ResponderEliminarEmbora inferior ao 2 "grandes", era interessante, mas creio que aproveitava, traduzindo, alguma BD espanhola.
ResponderEliminarAinda tenho um fascículo com o Dan Dare na capa. É muito bonito o duotone azul e vermelho!
ResponderEliminarNão sabia, ms. O grafismo da revista parece-me bastante original.
ResponderEliminarColateralmente, foi bom ler o nome desse "cavaleiro andante" da edição portuguesa que foi o Roussado Pinto. Foram muitos os géneros e os suportes que ele experimentou, uns com maior sucesso do que outros. Uma biografia que falta. Há dias ouvi na TV, num daqueles programas em que os espectadores podem ligar e comentar, uma sra. chamada Zaida Roussado Pinto, de Viseu, e fiquei a pensar se seria a viúva dele.
ResponderEliminarZaida Roussado Pinto é a filha dele. Eu tive oportunidade de trabalhar com os dois. O Pai faleceu em meados de 85, a filha sei que teve um grave problema de saúde, mas não sei muito mais. Excelentes pessoas, ambos.
EliminarGrato pelo seu contributo.
EliminarNão sei se há, mas com tantos interessados, bem poderia fazer-se um trabalho aprofundado sobre a BD portuguesa. E creio, LB, que, se fosse bem feito,teria muitos leitores.
ResponderEliminarZaida Roussado Pinto, é a única filha de Roussado Pinto. Está viva e mora em Lisboa
ResponderEliminarAgradeço a sua achega, embora tardia...
Eliminar