Foram muitas as colecções de cromos sobre animais que houve nos anos 50 e 60 do século passado. Umas mais completas e informativas do que outras e, algumas, quase diria: sofisticadas. Esta colecção "O Mundo Maravilhoso do Reino Animal", apesar de rudimentar, é interessante, sobretudo, pela ingenuidade dos seus desenhos, que até contemplam animais fabulosos e bichos pré-históricos.
A minha colecção está completa, nos seus 192 cromos. É, toda ela, obra de um senhor que dava pelo nome de Júlio Machado S. e que sedeava na Calçada de Santana, nº 34 - 3º, em Lisboa. Data de Setembro de 1953, e a caderneta, que teve um preço inicial de Esc. 5$00 e depois baixou para 4$oo, tirou 5.000 exemplares. Houve um patrocínio, provavelmente: da casa comercial Old England de que se faz publicidade nas páginas interiores. A Introdução à colecção é um encanto... Os desenhos dos animais têm a assinatura de M. Mendonça.
P.S.: para MR, que deve gostar.
Claro que gosto. Obrigada.
ResponderEliminarLembro-me de ter visto (ou ter tido) outras cadernetas de animais, mas não me recordo particularmente de nenhuma. Se a visse, talvez...
Tb tenho objectos similares, mas posteriores :). Já agora, que vendia a casa Old England?
ResponderEliminarAinda bem que gostou,MR. Eu creio que estes cromos tiveram uma circulação restrita, para lá de Lisboa, porque me lembro de ter tido grande dificuldade em completar a colecção.
ResponderEliminarEu creio que a Old England vendia roupa de Homem,LB,provavelmente de importação de Inglaterra. Lembro-me de um "gingle" na rádio, muito repetido, que eu percebia mal, quando ainda não sabia inglês (finais de quarentas).
ResponderEliminarMais uma caderneta giríssima.
ResponderEliminarA Old England também vendia roupa de mulher, a começar pelas maravilhosas camisolas inglesas.
Obrigado, Miss Tolstoi. E grato pela achega esclarecedora.
ResponderEliminarObrigado pelo esclarecimento!
ResponderEliminar