sábado, 27 de novembro de 2010

Recomendado : sete - Torre Velha


O livro A Torre de S. Sebastião de Caparica..., de Pedro de Aboim Inglez Cid (Edições Colibri), é o resultado de uma tese da UNL, e foi publicado há, já, três anos (Dezembro de 2007). Devo a sua descoberta a HMJ, que dele me deu notícia, recentemente, por informação colhida no site da Livraria Escriba. Ainda não li muitas páginas, mas deu para me aperceber que está bem escrito e com clareza, que é obra de fôlego e traz novidades, e que valeu a pena tê-lo comprado.
Não sou totalmente isento, porque fala de personagens históricas por quem me interesso: D. João II e Francisco Manuel de Melo. Aborda a hipótese de o arquitecto Diogo de Arruda ter sido o autor do projecto da chamada Torre Velha, com a ajuda e orientação do Príncipe Perfeito. Fala da arquitectura militar portuguesa. Há referências neste livro à correspondência de Francisco Manuel de Melo que lá esteve preso, uma boa parte dos 11 anos em que o privaram da liberdade. Lá escreveu algumas das suas obras, cartas e poesias. Um dos seus sonetos começa por "Casinha desprezível, mal forrada...", referindo-se à sua cela na Torre Velha.
Recomendo o livro a quem goste destes temas, se interesse por D. João II e pelo poeta Melodino. Aconselho a que se dê uma vista de olhos pelas páginas, se vejam as magníficas fotografias, e depois se tome a decisão - de comprar ou não. Ir à Torre Velha, que hoje está muito destruída, será um pouco mais difícil...

2 comentários: