segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Colagem(ns)


O homem era vulgar, a mulher não, de todo. Mas o homem era uma força de trabalho organizado, a mulher deu-lhe a experiência do trato, a gestão dos silêncios, as regras de convivência, os contactos necessários para poder crescer na cidade. E o homem cresceu.
(...)
A criança ainda se lembra dos 2 urros das duas mulheres que ocorreram entre a sua infância e adolescência. Muitos anos depois soube das várias versões de O Grito de Munch. Mas nenhum dos urros ocorreu sobre uma ponte. O primeiro que ouviu foi à saída do caixão, e retiniu pelas paredes da casa. O segundo urro ocorreu num canto de uma sala clara, e veio de uma mulher sentada. A criança achou que a mulher ia enlouquecer.
(...)
Campo de Ourique, transmissão de saberes, ou experiências. O mais velho dos homens, apesar de provocador, conta ao mais novo dos homens, de forma pausada, mas tensa, episódios da sua vida. Quer transmitir o seu retrato exacto. Mas, à noite, de regresso a casa, conclui que o não conseguiu.
(...)
Enquanto escreve, o homem ouve o vindimador do Douro dizer: Tinta Roriz, enquanto quase afaga um cacho de uvas. Associa: Aragonês, primeiro, para Sul; depois, Tempranillo, para leste, Espanha. Lembra-se do Vega Sicilia e do Amigo, a Norte. E agradece à Vida. E vai à procura de Matisse, de Picasso. Mas acaba por escolher René Bertholo.

3 comentários: