quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Jorge de Sena e o cinema


No número 59 (Abril de 1968) de O tempo e o modo, que lhe é, quase inteiramente dedicado, em entrevista, Jorge de Sena refere os seus 10 filmes preferidos:
1. Limelight, de Charlie Chaplin
2. Zorba, o grego, de Cacoyannis
3. Oito e meio, de Federico Fellini
4. Blow-up, de Antonioni
5. Personna, de Ingmar Bergman
6. Les Enfants du Paradis, de Carné
7. Rocco e i suoi fratelli, de Visconti
8. The Quiet Man, de John Ford
9. Umberto D, de De Sica
10. Citizen Kane, de Orson Welles.

7 comentários:

  1. Pois os meus são: O Leopardo - o primeiríssimo -, Citizen Kane e Limelihgt. E de resto tenho de pensar um pouco.
    Durante anos o meu preferido foi O Mundo a seus Pés. E Luzes da Ribalta é sem dúvida o filme que prefiro de Chaplin. Enternecedor.

    ResponderEliminar
  2. Para mim os primeiros ex-aequo são o "Oito e meio" do Fellini e, do Rosselini, "A tomada do poder por Luís XIV". Mas "O Leopardo" está também nos 1o mais.

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso d'A tomada do poder por Luís XIV. Do Fellini, prefiro a Dolce vita. Tenho de ver se consigo elaborar uma lista dos 10 mais, na qual ainda entra o Senso.

    ResponderEliminar
  4. Da lista de Sena não vi os n.ºs 6 e 9.
    Gosto muito de todos os outros, e também do «Leopardo», e da «Morte em Veneza»; mas também do «Apocalipse Now», do «Platoon», do «Blade Runner», do «Sétimo Selo», do «Ran», do «Andrei Rublev», do «Notorious»... E já lá vão muitos mais que 10. Nunca consigo fazer este tipo de escolhas... :-)

    ResponderEliminar
  5. Adopto "A Morte em Veneza", do Copolla, prefiro um dos "Padrinhos" (talvez o 3º), do Bergman, "A fonte da Virgem" e o "Rouge", de Kieslowski. Ficam 4 lugares em branco, para os que me não tenha lembrado...

    ResponderEliminar
  6. “O Leopardo”, “Senso”, “O Intruso”, "A Morte em Veneza", todos do Visconti; “A Imperatriz Yang Kwei-Fei”, de Mizoguchi; “Paris-Texas”, de Wim Wenders; “Aurora”, de Murnau; “Citizen Kane”…

    ResponderEliminar
  7. Quase finalista, Miss Tolstoi, só lhe faltaram 2. Uma boa tarde!

    ResponderEliminar