quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Leilões...


Nos últimos tempos já quase não vou a leilões de livros, ou outros. Só a alfarrabistas. Uma boa parte dos livros que queria, já os comprei, os que ainda gostaria de ter, são de tal modo caros, que já não cabem no meu orçamento.
Ainda assisti a leilões tipo "ancien régime" que só começavam às 21,30 hrs., eram lentos, e davam direito a café e aguardente velha, conhaque ou whisky. A partir de 1977, tudo se foi modificando um pouco. O primeiro leilão de que tenho apontamento de preços de venda data de Maio-Junho de 1976, da biblioteca do Coronel António Osório da Cunha Pedroso, numa sala exígua da Liga dos Amigos dos Hospitais, ao Príncipe Real. Que foi organizado por Arnaldo Henriques de Oliveira que casara com a filha do Livreiro Coelho. Hoje, Livraria Antiquária do Calhariz, nas mãos do meu estimado José Manuel Rodrigues. Depois da calmaria post-Prec, começaram a aparecer caras novas e jovens licitadores: Marcelo Rebelo de Sousa, Helena Roseta e o marido, que tinha sido meu colega de tropa, Jorge Couto, hoje, director da BNP, e tantos outros. De trás, permaneciam, por exemplo, dois velhotes bem humorados e sábios, que tudo comentavam (em voz baixa) e tudo ensinavam das edições dos livros em presença (para quem os pudesse ouvir) - pareciam os jarretas da frisa dos "Marretas". E que tinham também alcunhas ou nomes de código para os licitadores mais típicos. Um engenheiro de crâneo rapado e brilhante, anguloso de feições, muito magro, que licitava indescriminadamente, sempre que ninguém licitasse o lote, chamavam-lhe o (peixe) "limpa-fundos", por exemplo.
Uma presença constante e resmungona era o falecido alfarrabista Castro e Silva que, não raro, obrigava a que o lote voltasse à praça, porque afirmava, alto e bom som, que tinha feito sinal de licitação, antes do martelo bater na mesa, para fechar os lances. Não fora a voz e palavra autorizada do pregoeiro, Sr. David Pedro, tudo seria muito mais complicado. O seu tom de voz, forte, e autoridade natural no seu pequeno corpo, impunham, sempre, respeito, seriedade, ordem e até, por vezes, alguma nota de humor.
De uma vez, na Casa da Imprensa (leilão promovido por José Manuel Rodrigues), ficou-me ao lado o Mário Cesariny de Vasconcelos, de eterno cigarro nos dedos já trémulos, que fora assistir à venda do raríssimo "Cidade Queimada" (1ªedição de 1965). Ficou sorridente com o preço atingido pelo lote.
Salas da Imprensa, o espaço exíguo da Liga dos Amigos dos Hospitais, Amazónia Lisboa Hotel, à beira do Jardim das Amoreiras, e outras, tantas vezes, arenas de confronto, onde as emoções e a vanitas, subiam alto.
De todas as licitações que fiz, se tivesse de escolher a que me deu mais prazer foi uma, de Janeiro de 1976, num leilão da Afra Filhos (lote 19). É um desenho a tinta da China, de Augusto Gomes, datado de 1953, e que representa um busto de rapariga, com o indicador à flor da boca, quase "botticelliano", na sua pureza e alegria contagiante. Custou-me Esc. 402$50, num leilão onde se venderam Cargaleiros a 30 contos. Famílias que se desfaziam das coisas, nas suas idas para os Brasis... Mas este Augusto Gomes ainda me traz alegria quando o olho. E boas recordações.

4 comentários:

  1. Fui a poucos leilões.
    Mas um dia destes hei-de colocar no Prosimetron uma oferta que tive de um grande leiloeiro de livros aqui citado. Engraçado porque até me lembrei dele há dias.

    ResponderEliminar
  2. A minha "iniciação" foi, precisamente, na Casa da Imprensa, aí em 84-85, mais voyeur que comprador... :) Havia um engenheiro (não me recordo da figura, mas não parece condizer) que rapava tudo. Licitava indiscriminadamente a gregos e troianos. Mas era simpático, ao contrário da mulher que, pelo menos é ideia que tenho, fuzilava com os olhos quem se atrevesse a dar luta! E os preços malucos que se atingiam! Enfim, havia dinheiro... :)
    As minhas melhores lembranças "leiloeiras" foram em meados dos 90's, numa série realizada em Agronomia, com livros que foram de Ernesto Vilhena. Aí já mais comprador ma non troppo! Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Tenho esses catálogos da Biblioteca do Cmdt. Vilhena, JP, mas não cheguei a lá ir.
    Lembro-me, vagamente, desse casal cuja mulher era agressiva de vistas...
    Mas aquele alcunhado pelos velhotes "Marretas" tinha o delicioso nome de Engenheiro Pau-preto (creio que com hífen).
    Um bom dia para si,JP.

    ResponderEliminar