domingo, 21 de fevereiro de 2016

Perguntar


É o homem que faz o tempo, ou a época que faz o homem?
Se "Os Lusíadas" e a "Peregrinação" acompanharam, de algum modo, o dinamismo português do seu tempo, que dizer da obra maior de Pessoa, gerada num período nacional (quase todo ele) baço e parado, restritivo, talvez desinteressante, até?
E agora?

6 comentários:

  1. A obra maior de Pessoa é a Mensagem?! Ao meterem essa obra no programa liceal matavam-no. Se calhar, intencionalmente.
    É a única obra dele que só leio obrigada e com sacrifício.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, MR. Ao referir-me à "obra maior de Pessoa", queria significar: a alta qualidade geral da obra do Poeta. Independentemente do valor em si, decerto influenciado pelo tempo ("épico-salazarista"...), a "Mensagem" parece-me ter uma coerência e homogeneidade de estilo só comparável, por si, à unidade temática e de escrita (estilo, mais uma vez) dos poemas de Alberto Caeiro ou do conjunto pertecente ao heterónimo Ricardo Reis.
      Boa tarde!

      Eliminar
  2. Tb me esqueci de dizer que não acho que o período que medeia entre 1912 e 1935 (aquele em que Pessoa realizou a sua obra) tivesse sido «baço e parado, restritivo». Nem no campo político, nem no artístico.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou pronto a admitir que deve ter razão.
      Apenas não excluo o "restritivo", sobretudo nos horizontes políticos. Socorro-me de "O ano da morte de Ricardo Reis", para apoio...
      Bom dia!

      Eliminar