quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Pinacoteca Pessoal 109



O sobreiro, a que os alentejanos chamam chaparro, é uma das mais emblemáticas árvores nacionais e, também, das mais longevas. Predomina no Alentejo e Algarve e, embora com menor mancha florestal, no Ribatejo. É por ela que somos o primeiro e maior produtor mundial de cortiça, que dele se extrai. E da bolota muito porco preto se alimenta, na planície alentejana.
A árvore inspirou, pelo seu aspecto singular e sugestivo na paisagem, inúmeros pintores portugueses, desde o rei D. Carlos (1863-1908), até, mais recentemente, o alentejano Dordio Gomes (1890-1976), que se radicou no Porto, e aí veio a falecer. São deles as imagens de sobreiros que acompanham este poste. Quer na sua forma naturalista ou clássica, quer numa visão mais modernista.


8 comentários:

  1. Belíssimas pinturas. Gosto muito de sobreiros. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos sobreiros "pintados", de que me lembro, também me parecem os quadros mais felizes.
      Bom resto de semana!

      Eliminar
  2. Gosto de árvores em geral. Quando passo no Alentejo e vejo aqui e ali algum sobreiro isolado, como autêntica escultura, única e fantástica, fico maravilhada. Tenho sempre pena de não poder parar e fotografar, mas como nunca sou eu a conduzir e quem conduz não compreende estes meus encantos, nunca cometi a indelicadeza de fazer perder tempo a quem geralmente me dá boleia (família):)
    Enfim, algum dia há-de calhar:)

    Lindas pinturas:)
    Boa tarde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Guardada está a talhada, para quem a merece", diz-se, e qualquer dia terá oportunidade de os fotografar.
      Eu aprecio sobretudo os troncos retorcidos das oliveiras e figueiras, que também são longevas e resistentes.
      São realmente bonitos, os quadros.
      Bom resto de semana!

      Eliminar
  3. São belas as árvores!
    São esculturas vivas.
    E talento, de quem tão bem as pinta.

    ResponderEliminar
  4. Nem sempre temos é a atenção de as observarmos. Ou falta-nos o tempo para as apreciarmos. E, em pintura, acaba por ser mais fácil vermos a sua beleza.

    ResponderEliminar
  5. Que lindas pinturas... qualquer delas!!! Fazem bem jus aos modelos em que muitas vezes não reparamos.

    ResponderEliminar