A estatística reproduzida na
imagem acima parece-me bastante clara quanto aos tempos que vivemos.
Relativamente a explicações para
o facto da “melhoria de resultados” dos Bancos, vieram-me à memória vozes
cândidas – nacionais e europeias – a quererem impor uma nova disciplina
escolar: formação económica e financeira.
Esse objectivo de formação
neoliberal situa-se na sequência de posturas bem mais autoritárias, de um tal
“senhor sonae”, querendo impor, ao corpo docente nacional, uma sua “ordem para
formatar” funcionários diligentes e submissos.
A este senhor, cá do burgo, também não interessa um
ensino que se centra na sua essência, i.e., fazer pensar e, sobretudo, falar e
escrever bem e correctamente. Quanto às lições neoliberais económico-financeiras,
tenho dúvidas que pretendem explicar a jogada por detrás dos números acima
representados.
Para mim, bastam-me as lições paupérrimas dos malfadados “gestores de conta” que se intrometam na nossa vida de forma
abusiva.
Post de HMJ
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