domingo, 7 de fevereiro de 2016

Fé, café e música


16.000 igrejas abandonadas ou encerradas, no Reino Unido, segundo refere George Steiner, em entrevista concedida a Laure Adler, em 2015. A escassez ou ausência total de fiéis assim o justificou.
Em Antuérpia, ainda não há muitos anos, na paróquia de Sint-Norbertuskerk, na Dageraadsplaats, o padre da paróquia, em emergência, convocou os fregueses católicos para lhes dar conta que a igreja poderia vir a ser transformada em mesquita. Perante a fraquíssima afluência de fiéis, a autarquia ponderava a decisão, a pedido da comunidade islamita da zona, de a entregar para readaptação a mesquita. A reunião da comunidade católica decorreu com alguma preocupação e dramatismo, mas foram tomadas medidas, ajustadas à questão, para debelar o problema candente.
Ainda hoje, Domingo, depois da missa das 11h00, foram servidos bolinhos e café, aos fiéis que quisessem retemperar forças e também aos que se encontrassem em jejum, por causa da comunhão. A música passou também a ter lugar cativo (Cantatas de Bach, hoje) durante os ofícios divinos. A assistência de fiéis e frequência recompôs-se satisfatoriamente, nos últimos tempos...

8 comentários:

  1. Respostas
    1. São os tempos europeus que vão correndo...
      Boa noite!

      Eliminar
  2. Música sem bolos ou bolinhas...:) sem máscaras, nem truques. Bom entrudo! :)

    https://www.youtube.com/watch?v=79ZMbto2o2M

    Isabel Abreu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica sobre a Marta Gomez.
      Um bom Carnaval também para si!..:-)

      Eliminar
    2. Desde que haja convicções..:-)

      Eliminar