segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Casas de morrer


Agora, têm nomes floridos, folclóricos e apelativos: Cantinho da Paz, O Jardim dos Avós, A Idade da Razão... Quando eu era menino e moço, eram nomeados de forma muito mais prosaica - Ordem Terceira de... E havia poucos; hoje, são como cogumelos, nos subúrbios, muitos deles, e são negócio rentável, em vivendas adaptadas, nem sempre licenciados. Fora dos centros das cidades, como lazaretos. Porque a necessidade é muita, e os velhos cada vez são mais, naquela falácia dos hipócritas que falam da qualidade de vida, de viver até mais longe.
Não se vem de lá feliz. A fragilidade humana extrema, os corpos inertes como de flébeis passarinhos que já não cantam e jazem por terra, o olhar desbotado e sem brilho, o silêncio pesado de gente que conhecemos nas suas plenas faculdades, e que agora parecem vegetais sem nome, nem identidade. Fomos depois até à praia, para espairecer e ganhar forças. Difícil. Porque estarmos no Carnaval até parecia uma ironia despropositada e aberrante.
Por isso, Testamento Vital ou Eutanásia Assistida, para mim, fazem todo o sentido. E podem ser um acto humano misericordioso, pragmaticamente justo. E que vão para o diabo as virgens ofendidas e os hipócritas do costume e de serviço, com os seus pretensos sentimentos piedosos e moralistas.

10 comentários:

  1. Nem calcula como este tema me diz tanto presentemente...Concordo inteiramente com o retrato que faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Directa ou indirectamente, mais cedo ou mais tarde, estas coisas acabam por nos atingir, inexoravelmente..:-(
      Boa noite!

      Eliminar
    2. Ontem, sem querer, não lhe desejei Boa Noite. Desculpe.
      Por isso, hoje um grande Bom dia por terras de Antuérpia (segundo percebi, está por aí...).

      Eliminar
    3. Um comentário é sempre o mais vivo sinal de presença e amizade, não é necessária a saudação..:-)
      Na verdade, não estou em Antuérpia, mas estamos em contacto frequente com a Bélgica. E eu conhecia a história dessa paróquia, limitei-me a actualizá-la, com os mais recentes dados, de Domingo passado.
      Uma boa Terça-feira de Carnaval!

      Eliminar
  2. Concordo com tudo o que diz.

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
  3. Eu também concordo. Graças aos deuses não tenho 'frequentado' locais desses.
    O olhar das pessoas é o que mais pesa no envelhecer. Parece que pedem socorro.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza, o olhar, mas também o silêncio, quando a pessoa não consegue falar, ou comunicar, são coisas que me perturbam imenso.
      Bom dia!

      Eliminar
  4. Ironia, sem dúvida, esta publicação, em pleno Carnaval. Mas, a vida, o tempo, não têm dias marcados no calendário. Casos reais e assustadores, vidas sem vida, realidades cruas que são enfeitadas com nomes pomposos...desmascarados! Como sempre, a falsa moral, o medo incutido, os interesses económicos (e outros) mantêm vivos estas casas de morte lenta e desumana!

    Um resto de bom dia, e de esperança, não de espera ...

    Isabel A


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haveria que convocar-se para aqui, por um lado e de forma erudita, Unamuno e a sua obra ("O sentimento trágico da vida") e, de forma popular, o ditado: "A ocasião faz o ladrão."
      Uma boa tarde, também!

      Eliminar