Agora, têm nomes floridos, folclóricos e apelativos: Cantinho da Paz, O Jardim dos Avós, A Idade da Razão... Quando eu era menino e moço, eram nomeados de forma muito mais prosaica - Ordem Terceira de... E havia poucos; hoje, são como cogumelos, nos subúrbios, muitos deles, e são negócio rentável, em vivendas adaptadas, nem sempre licenciados. Fora dos centros das cidades, como lazaretos. Porque a necessidade é muita, e os velhos cada vez são mais, naquela falácia dos hipócritas que falam da qualidade de vida, de viver até mais longe.
Não se vem de lá feliz. A fragilidade humana extrema, os corpos inertes como de flébeis passarinhos que já não cantam e jazem por terra, o olhar desbotado e sem brilho, o silêncio pesado de gente que conhecemos nas suas plenas faculdades, e que agora parecem vegetais sem nome, nem identidade. Fomos depois até à praia, para espairecer e ganhar forças. Difícil. Porque estarmos no Carnaval até parecia uma ironia despropositada e aberrante.
Por isso, Testamento Vital ou Eutanásia Assistida, para mim, fazem todo o sentido. E podem ser um acto humano misericordioso, pragmaticamente justo. E que vão para o diabo as virgens ofendidas e os hipócritas do costume e de serviço, com os seus pretensos sentimentos piedosos e moralistas.
Nem calcula como este tema me diz tanto presentemente...Concordo inteiramente com o retrato que faz.
ResponderEliminarDirecta ou indirectamente, mais cedo ou mais tarde, estas coisas acabam por nos atingir, inexoravelmente..:-(
EliminarBoa noite!
Ontem, sem querer, não lhe desejei Boa Noite. Desculpe.
EliminarPor isso, hoje um grande Bom dia por terras de Antuérpia (segundo percebi, está por aí...).
Um comentário é sempre o mais vivo sinal de presença e amizade, não é necessária a saudação..:-)
EliminarNa verdade, não estou em Antuérpia, mas estamos em contacto frequente com a Bélgica. E eu conhecia a história dessa paróquia, limitei-me a actualizá-la, com os mais recentes dados, de Domingo passado.
Uma boa Terça-feira de Carnaval!
Concordo com tudo o que diz.
ResponderEliminarBoa noite:)
Obrigado, Isabel.
EliminarBom dia!
Eu também concordo. Graças aos deuses não tenho 'frequentado' locais desses.
ResponderEliminarO olhar das pessoas é o que mais pesa no envelhecer. Parece que pedem socorro.
Bom dia!
Com certeza, o olhar, mas também o silêncio, quando a pessoa não consegue falar, ou comunicar, são coisas que me perturbam imenso.
EliminarBom dia!
Ironia, sem dúvida, esta publicação, em pleno Carnaval. Mas, a vida, o tempo, não têm dias marcados no calendário. Casos reais e assustadores, vidas sem vida, realidades cruas que são enfeitadas com nomes pomposos...desmascarados! Como sempre, a falsa moral, o medo incutido, os interesses económicos (e outros) mantêm vivos estas casas de morte lenta e desumana!
ResponderEliminarUm resto de bom dia, e de esperança, não de espera ...
Isabel A
Haveria que convocar-se para aqui, por um lado e de forma erudita, Unamuno e a sua obra ("O sentimento trágico da vida") e, de forma popular, o ditado: "A ocasião faz o ladrão."
EliminarUma boa tarde, também!