quarta-feira, 11 de março de 2015

Postais de Arte (7) : a Seda


É este o último postal da série temática que tenho vindo a colocar no Arpose.
As pequenas cidades de província têm, sobre as grandes urbes, a vantagem de proporcionar aos seus habitantes, e desde a infância, uma aprendizagem local dos ciclos da Natureza. Quer se trate de usos regionais, quer da Flora e seus tempos próprios, como também da vida dos Bichos e suas particularidades evolutivas, através das Estações do ano.
Por isso, este sétimo Postal de Arte, de Louise Deletang, não me desperta apenas simpatia estética, mas também memórias, muito afectuosas. Entre os 7 e os 12/13 anos, eu tive criação de bichos da seda, em casa. Acompanhei o crescimento deles, fui buscar folhas de amoreira, às árvores do Mercado, para a sua alimentação; limpava-lhes o tabuleiro onde viviam. Observava a minuciosa e lindíssima construção dos casulos onde se encerravam. Para, passado algum tempo, deles saírem, magicamente, transformados em borboletas que não voavam, mas sabiam procriar e pôr ovos (imensos) nos panos de linho. Que eram guardados, religiosamente, em local seguro e escuro, de um ano para o outro.
E depois, impacientemente, aguardava os meses até chegar de novo a Primavera. Para ver surgir os pequenos bichos da seda - a nova geração - dos minúsculos ovos que tinham sido postos pela geração anterior.

com fraterno agradecimento a A. de A. M..

2 comentários:

  1. É uma colecção muito bonita.
    Em miúda também tivemos bichos da seda, era o meu irmão mais velho que os arranjava. Desde que sou professora já os tive na escola por várias vezes. Os alunos gostam.

    Já visitei aqui em Castelo Branco um local onde acontece todo o processo de transformação da seda. É muito interessante.

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos o acompanhamento dos bichos da seda era mais uma competência ou encargo masculino..:-)
      Seja como for, qualquer criança que acompanhe o ciclo evolutivo deles, nunca mais esquece essa experiência interessantíssima.
      Bom dia!

      Eliminar