Todo o futuro da inteligência depende da educação, ou melhor, dos ensinamentos de todo o género que os espíritos recebem. Os termos educação e ensino não devem ser tomados aqui num sentido restrito. Pensa-se geralmente, quando os enunciamos, na formação sistemática da criança e do adolescente, pelos seus pais e pelos seus mestres. Mas não nos esqueçamos que toda a nossa vida pode ser considerada como uma educação, não propriamente organizada, nem mesmo organizável, mas pelo contrário, essencialmente desordenada, porque consiste num amontoado de impressões e de aquisições boas ou más que nós devemos à própria vida.
Paul Valéry, in Variété III (pg. 270).
Excelente texto e bem verdadeiro, segundo creio. Bom dia!
ResponderEliminarTambém adiro à ideia de Valéry. A interpretação da nossa experiência (adulta) é que por vezes é difícil de arrumar e "ler", correctamente.
EliminarA boa escola da vida...No meu caso pessoal, as pessoas com quem mais aprendi (sobretudo ao nível das atiudes/ da postura perante a vida) eram analfabetas. Escutar histórias de vida é muito proveitoso para o espírito.
ResponderEliminarTambém tenho exemplos dos casos que cita. Alguns livros são, muitas vezes e paralelamente, fontes de "iluminação"...
Eliminar