quinta-feira, 26 de março de 2015

Uso Pessoal 11


Das 4 lupas em apreço, apenas a maior, do lado esquerdo, com cabo dourado e nobre, tem uma função ambivalente. E já a tenho usado, também, para ler caracteres minúsculos de documentos, bulas farmacêuticas e ver outras coisas miúdas. A lente chegou às minhas mãos, por herança, no início dos anos 80, mas, das quatro, é seguramente a mais antiga. O seu anterior proprietário usou-a apenas para fins filatélicos, durante uma boa parte do século XX.
A que mais estimo, e desfigurada (falta-lhe o suporte em baquelite, que se partiu), ao fundo, do lado direito, foi comprada há largos anos, no Mercado Filatélico (Rua 31 de Janeiro, Porto), quando iniciei a minha colecção de selos. É ainda a que mais uso, porque é um óptima lupa, embora não seja a mais fácil de manusear, por falta do cabo original. Pelo seu uso intensivo, já se pagou, há muito...
Ainda do lado direito da imagem, ao centro, uma lente bem prática, facilmente transportável no bolso, e que levo sempre que vou para fora, e tenciono comprar selos.
Finalmente, do lado direito, ao alto na imagem, uma lupa mais potente (x 10) que, montada, apresenta o formato de um pequeno cubo, na sua armação, com o centro vazio e desocupado, onde deve ser colocado o objecto a examinar. Tem amplas finalidades, e precisão.
Resta-me acrescentar que uma boa lente é imprescindível a qualquer filatelista que se preze.

11 comentários:

  1. Gosto muito de lupas e tenho uma, oferecida. Associo-as sempre aos detectives ( e quando era miúda, queria ser detective).
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, costumam ser associadas às investigações policiais, e até fucionam como símbolo. Mas, o uso que tenho dado às minhas, é de índole mais pacífica..:-)
      Um bom dia, também!

      Eliminar
  2. E sobre o querer ser dective, em miúda, só atesta o lado Escorpião..:-))

    ResponderEliminar
  3. :-)) É verdade, é verdade... Adoro descobrir coisas e à conta disso, ou sou muito descarada (por exemplo, se vou fazer turismo de habitação em casas senhoriais, é certo e sabido que vão ter me mostrar sótãos, caves, certas relíquias. Ou, muitas vezes, meto-me em ruas onde não devo (sou muito distraída - quando estive no Red Light pela primeira vez, nem reparei onde estava porque andava entretida a ver os edifícios). Às vezes, o meu marido "perde-me" porque vi não sei o quê numa ruela qualquer e entretanto já avancei...:-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já me aconteceu, em tempos diferentes do que é hoje, perder-me no Soho londrino, sem saber bem onde estava...
      O descaramento curioso é mais dos Gémeos, que o meu, natal, demorou muito, até ganhar "alforria"..:-))

      Eliminar
  4. Pois é, cada um(a) usa as lupas para o que mais lhe interessa... Eu é mais para descortinar marcas de cerâmica :))
    Não sabia que o descaramento curioso se atribui aos Gémeos, aliás sei pouco de signos, mas acho que isso também se aplica ao exemplar do dito signo que aqui se apresenta :))
    Tenham uma boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, Maria, só nos apercebemos das coisas mais próximas. As lupas acabam por ser muito mais útéis, do que aquilo que se pode pensar.
      A astrologia foi um "hobby" de adolescência, interessante, e onde dei vazão ao meu lado irracional de ser humano, mas que também, curiosamente, me deu algumas achegas, instintivas talvez, para perceber, e comparar, algumas pessoas. Não é uma obsessão, apenas uma curiosidade...
      Boa tarde soalheira, para si!

      Eliminar
  5. Estou para aqui a assistir com descarada curiosidade à vossa conversa. Nasci a 19 de junho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem pertinho do Pessoa, que nasceu a 13/6, 3º decanato, mais marciano... e que tinha ascendente em Escorpião.
      O meu Gémeos é mais lírico (Lorca) e venusiano (J. F. Kennedy), como cumpre ao primeiro decanato.

      Eliminar
  6. Também estou para aqui a assistir à conversa e ri-me com o comentário do seu leitor Artur Costa.
    Eu sou Leão, de signo e não tenho nenhuma lupa!
    É uma falta que tenciono remediar, porque curiosamente aqui há dias um sobrinho meu pediu-me se tinha uma em casa para ver uma coisa e eu não tenho!

    Foi interessante ler esta explicação sobre as lupas.
    Boa tarde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me tinha esquecido que é "leonina"..:-) Que é um bom signo astrológico.
      Com a idade, e por causa da vista, dá sempre um certo jeito ter uma lupa em casa.
      Um bom resto de dia, para si!

      Eliminar