sábado, 11 de outubro de 2014

Apontamento 55: Curtir azeitonas



Para além dos limoeiros, gosto das nossas duas oliveiras, sobretudo das folhas e das pequenas flores de que nascem, em ano bom, várias azeitonas.

A oliveira, outrabandista, é a mais velha e desde que transitou, definitivamente, para o seu poiso actual já nos ofereceu 49 azeitonas, num ano excepcional. Este ano apanhámos apenas três, mas parece que concentraram toda a força da árvore, porque eram tão grandes que, ontem ao jantar, encheram, literalmente, a nossa boca.

Mais uma vez tive a ajuda de uma pessoa amiga para as curtir, manter, durante vários dias, em água – do Luso! para não amolecerem – e só depois é que se deita sal e orégãos. Souberam-nos, lindamente, embora a pouco !

A oliveirinha, citadina, tem poucos anos, mas encheu-se de brios e de 57 azeitonas. Ficaram 56, porque uma caiu – APS dixit. Ontem procedeu-se à apanha e, à noite, começou o processo de curtir: dar uns golpes e iniciar o período de demolhar e mudar a água todos os dias. Os frutos da oliveirinha são pequenos e muito clarinhos, como se vê pela imagem acima, e fizerem-se acompanhar de dois pequenos morcões, prontamente eliminados !


Aguardemos, então, pelo desenvolvimento e o sabor final, dentro de dias.

Post de HMJ

5 comentários:

  1. Parabéns pela paciência em curtir três azeitonas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      o Google obriga-me a repetir:
      "A paciência tem que ser dividida entre o espiritual e o material. São momentos de reflexão e distanciamento ou outra forma de encontro com o essencial".

      Eliminar
  2. Que giro!
    Quantos dias mais ou menos têm que estar na água? O meu irmão mais velho tem algumas oliveirinhas na horta, mas não lhe sai lá muito bem o trabalho de as curtir.

    Bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      [também pela 2ªvez, porque o Google anda tolo!]
      Ficam em água durante 7-10 dias. No campo, pode ser em água do poço. Água da torneira não serve por causa do tratamento químico. Mas veja também: outrascomidas.blogspot.pt

      Eliminar