segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Turner final



Até 25 de Janeiro, do próximo ano, estará patente na Tate uma exposição intitulada Late Turner, composta por cerca de 200 obras da última fase do grande pintor inglês. Nestes quadros, é notória a premonição do impressionismo que, décadas mais tarde, faria a sua aparição em França.
Os densos tons escuros, bem como as vaporosas manhãs luminosas não excluem, porém, pequenos sinais e minúsculos detalhes realistas que só uma atenção concentrada permite vislumbrar. Como, por exemplo, a pequena lebre ou coelho bravo do famoso quadro "Rain, Steam and Speed - The Great Western Railway", de 1844, ou o ínfimo molusco (lapa?) que aparece próximo da figura de Napoleão, na tela "War - The Exile and the rock limpet", de 1842.
As fantasmáticas atmosferas da pintura de William Turner (1775-1851) ancoram-se ou resultam, quase sempre e no entanto, de uma grande preocupação pelo real e pelo seu tempo. O primeiro dos quadros referidos acima, provavelmente, terá sido provocado pelas impressões retidas, pelo Pintor, sobre o comboio e o grave acidente ferroviário, ocorrido 3 anos antes (1841), na véspera do Natal, próximo da ponte de Maidenhead, em que as carruagens abertas descarrilaram, provocando 9 mortos e 16 passageiros irremediavelmente desfigurados.
Sinal evidente da revolução industrial inglesa, esta tela ("Rain, Steam and Speed...") será das primeiras, na pintura europeia, a retratar o recente transporte ferroviário.

P. S.: aconselho vivamente a audição e visão, no Youtube, do vídeo "Turner, Rain, Steam and Speed - The Great Western Railway, 1844", com diálogo esclarecedor, pormenorizado (4m. e 26s.), sobre esta obra de William Turner.

6 comentários:

  1. Gostava muito de ver esta exposição. Vou procurar o vídeo no youtube. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu gostaria de lá ir...
      O vídeo é muito elucidativo, não perca.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. E para não fugir ao conteúdo de um post acima publicado, digo sobre Turner: Maravilha! :)
    Miss Tolstoi

    ResponderEliminar
  3. Tb gosto de Turner. E muito. uma "maravilha". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se pode aplicar, com inteira propriedade, neste caso..:-)

      Eliminar