sábado, 18 de outubro de 2014

Natureza viva, ou desmontando a instalação


Uma fotografia vale um poste? A minha resposta é não, mas há quem assim os faça. Penso, ao contrário, que há que juntar-lhe palavras. Em tempos de retraimento e recolhimento outoniços, porém, elas não surgem com facilidade. Ensaiemos as diversas opções de "legenda":
1. Eu podia falar do Outono.
2. Podia referir e nomear os frutos.
3. Talvez pudesse juntar à foto, uma catadupa de naturezas mortas (Cézanne, Matisse...) para deslumbrar os visitantes desconhecidos, que ficam quase sempre pasmados com a quantidade das imagens e com a pretensa erudição cultural.
4. Não dizendo nada, eu podia falar, até, de outras coisas...
5. Mas, mais concretamente, posso referir os dados acontecidos, com fidelidade real: a fruteira continha 2 maçãs "riscadinhas" e a bela romã, acabada de comprar, na Ribeira, pela HMJ. Lembrei-me que, numa outra fruteira, havia ainda uma laranja junto de três limões. Juntei a laranja para completar o quarteto, como se um verso final para acabar uma quadra. Depois, pedi a HMJ que tirasse uma fotografia, o que ela fez. Em prol da verdade, teria de dizer que, no frigorífico, ainda ficaram 3 diospiros, bem maduros, que não constaram da fotografia.

Será que terei dito, realmente, alguma coisa? De substancial - quero eu dizer...

10 comentários:

  1. Bem gira a «natureza viva» num prato com frutinhas pintadas.
    Há dias comprei uns dióspiros lindos e tb pensei em fotografá-los - os primeiros do ano. Mas este ano chegaram cedo, ou não?

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa tenho umas romãs, vindas do Algarve. Maravilhosas!
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me iniciei nos diospiros e o primeiro era muito bom. Quanto às romãs, que na Ribeira estavam lindas, HMJ presta-lhes uma atenção platónica e contemplativa de ordem estética, mas não digestiva..:-)

      Eliminar
    2. Eu também gosto de olhar para as romãs inteiras ou abertas. E gosto muito de as comer. E delas em sumo, só que aparece pouco.

      Eliminar
    3. Também não posso dizer que fique indiferente à beleza interior das romãs...

      Eliminar
  3. Os diospiros vieram muito cedo. Em tempos antigos só começavam a aparecer em Novembro.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Pois seja, meu Caro, mas com diospiros, sem acento: assim aprendi a dizer, assim direi, sempre, contra ventos, marés e gramática.
      Coisas de velho...

      Eliminar
    2. Com ou sem acento, graves ou esdrúxulos, gosto.

      Eliminar