terça-feira, 7 de outubro de 2014

Divagações 74


As gamboas já chegaram, a semana passada, e a marmelada já está feita - foi quase um dia de trabalho para a HMJ. Agora falta só esperar pelos frutos secos: castanhas, nozes, pinhões. E pelos afogueados diospiros, vermelhos ou translúcidos, de veios amarelados.
As camisas de manga curta são substituídas pelas de manga comprida, os casacos ficam à mão, nos guarda-vestidos; a lã, gradualmente, vai ocupando o lugar do algodão - vamo-nos preparando para enfrentar o Inverno. Mas é pelo Outono, já começado, que a palavra melancolia ou nostalgia se insinua, por causa desses dias de Sol, já extintos, do Verão. A chuva regressou e a luz é quase só penumbra pelo interior das casas.
Por vezes é difícil situar ou datar o nascimento de uma palavra. Não será o caso do neologismo nostalgia, que nasceu no ano já distante de 1688, numa dissertação (Dissertio medica de Nostalgia oder Heimweh) apresentada por Johannes Hofer (1669-1752), na Universidade de Basileia. O então futuro médico, suíço, criou o vocábulo para caracterizar o estado de espírito doentio que dominava os jovens soldados helvéticos que combatiam longe de casa, e tinham saudades.
A palavra é formada por 2 étimos gregos: nóstos (reencontro/ regresso a casa) e álgos (dor, sofrimento), segundo apurei. Só não consegui saber se, a primeira vez que foi escrita e dita, terá sido no Outono desse ano de 1688...

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Há sempre coisas curiosas a descobrir, nesta vida.
      Boa tarde!

      Eliminar
  2. Que belo texto e imagem a propósito destes dias sombrios da presente estação!
    Eu gosto do Outono, por vários motivos, entre os quais o aparecimento dos maravilhosos cogumelos (já fiz colheita... e também já fiz a marmelada :) )
    Como deve ser bom viver na grande cidade e ainda lhe chegarem regularmente os mimos campestres lá do norte. Eu tenho-os aqui à porta, mas...
    Tenha um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Maria.
      Também gosto muito de cogumelos, mas os produtos da terra (que já vieram do Norte, em tempos..:-() vieram, por mão amiga que nos traz as primícias, de uma quintinha próxima de Constância.
      Um bom resto de semana, para si!

      Eliminar
  3. Tb gostei do texto. O outono, com os dias mais pequenos e mais frios (este ano, longe disso) cria-nos outros hábitos.
    Mas eu gosto do outono. Esta ano tb gostei do verão - pouco quente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, MR.
      O Outono resolve, reflecte e desenvolve... Já não é mau!
      E o Verão ameno também me agradou muito.

      Eliminar