domingo, 16 de fevereiro de 2014

A par e passo 79


De que é composto este capital de Cultura e Civilização? É, à partida, constituído por coisas, objectos materiais - livros, quadros, instrumentos, etc., que têm uma duração provável, decorrente da sua própria fragilidade, da sua precaridade como coisas. Mas este material não basta. Tal como um lingote de ouro, um hectare de boa terra, ou uma máquina não são capitais, sem os homens que têm necessidade deles e se sabem servir deles. Notem-se estas duas condições. Para que um material de cultura seja um capital, ele exige, também, a existência de homens que tenham necessidade dele e dele se possam servir - isto é, de homens que tenham sede de conhecimento e que sejam capazes de transformações interiores, sede de desenvolvimento da sua própria sensibilidade; e que saibam, por outro lado, adquirir e exercer tudo aquilo que for necessário nos seus hábitos, de disciplina intelectual, de convenções e de práticas para usar o arsenal de documentos e instrumentos que os séculos foram acumulando.

Paul Valéry, in Regards sur le Monde actuel (pgs. 278/9).

3 comentários:

  1. Homens - alguns dos quais - que possam vir a fazer evoluir todos os domínios, com novas descobertas. Às vezes é só ler ou interpretar, de outro modo, o que está escrito há séculos.

    ResponderEliminar
  2. Palavras justas, as suas.
    Porque o desastre de um povo, de uma cultura e civilização, é serem governados pela ignorância e incultura de uns quantos selvagens.

    ResponderEliminar