domingo, 2 de fevereiro de 2014

Filatelia LXXXV : trabalhos de casa finais


Iniciadas, há cerca de um ano, as lavagens para descolar, a classificação e escolha de uma colecção de selos adquirida em Janeiro de 2013 (poste de 5/2/13), iniciei, hoje, as tarefas finais abrangendo as estampilhas portuguesas do período clássico, insertas no álbum filatélico do século XIX. Porque era a parte que mais me interessava, foi o último trabalho de que me estou a ocupar.
Não haverá, decerto, surpresas nos 63 selos de que estou a tratar. Repintes ou duplas impressões, não as notei. Nem erros ou variantes, mas pode ser que os selos de D. Luís, fita direita (1870-84), quanto ao papel ou denteados tragam alguma novidade inesperada. Ou algum carimbo menos frequente, e que não exista na minha colecção.
Mas chamo a atenção, sobretudo dos filatelistas, para os magníficos 3 exemplares (emissão D. Pedro V, cabelos anelados, de 1856-58) com amplas margens, estado impecável e carimbos bem batidos ( o 109, de Ponte de Lima, por exemplo), que se podem ver na terceira fila da 2ª imagem que encima este poste.

Sem comentários:

Enviar um comentário