segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Bibliofilia 97


Raras são as obras do poeta Herberto Helder que não se esgotam, rapidamente, após a saída e constituem, depois, livro procurado e apetecido em alfarrabistas e leilões, onde os preços sobem sempre alto.
O folheto (24 páginas) O Corpo  O Luxo  A Obra teve uma tiragem de apenas 600 exemplares e custava, na altura (1978), Esc. 30$00.
O livrinho Cobra é anterior (1977), e terá sido - ao que dizem - objecto de uma impressão espúria, feita no Porto. O meu exemplar, da edição original, faz parte de uma tiragem de 1.200 e custou Esc. 70$00.
Um exemplar, semelhante a este último, constituía o lote 120 do Boletim Bibliográfico (nº 54, Fevereiro de 2014) da Livraria Luís Burnay, com o preço de venda de 85,00 euros.

2 comentários:

  1. Há poucos dias, vi na internet, o último dele, à venda, por 130 euros. Assim, não admira que esgotem! Algumas pessoas já compram vários exemplares para fazer negócio.
    Mas como dizia e muito bem, alguém que comentava: o culpado é também o escritor que não permite reedições. Cá para mim perdem todos, perde o autor, e perde quem deixa de o ler. Eu compraria se houvesse à venda.
    Não percebo qual o interesse do autor em não permitir novas edições...
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é complexo e tem várias perspectivas, Isabel.
      Creio que ainda hoje, de uma forma geral e de um poeta medianamente conhecido vendem-se 300/500 livros, quando muito. "As Mãos e os Frutos", um dos melhores livros de Eugénio de Andrade, demorou 18 anos a esgotar-se...
      H. H. é também uma moda, apesar de ser o nosso maior poeta vivo. Depois, há os açambarcadores, porque o último livro dele ("Servidões") creio que teve uma tiragem de 3.000 exemplares, o que chegaria, decerto, para os verdadeiros apreciadores de poesia portuguesa, grosso modo.
      Ele começa assim o livro "Cobra":
      "O poema é um animal;
      nenhum poema se destina ao leitor;..."
      (É uma forma de estar, uma imagem que cultiva) H. H. não reedita porque, mais tarde, integra os novos livros nas "Poesia Toda" que vai publicando, ciclicamente, cada vez mais aumentadas. E, também assim, vai ganhando a sua vida...
      Desejo-lhe uma boa noite, também.

      Eliminar