Interessam-me estas imagens de Paris antigas. Fico sobretudo curiosa sobre as da zona do Moulin Rouge, porque,do que tenho visto, a paisagem urbana era muito diferente da actual. Bom Domingo!
Montmartre dos vinhedos e dos pintores: Renoir, Utrillo, Suzanne Valadon, etc. Mesmo o centro de Paris é uma cidade do século XIX que levou uma grande volta depois da Comuna e com Haussmann que rebentou com muito do Paris antigo para abrir os grands boulevards. Como o governo se mostrou impotente para combater as barricadas na insurreição de Paris em 1870, feitas em ruas estreitas onde o exército não conseguia entrar, o barão Haussmann abriu ruas largas, etc.
E o interessante desta fotografia é a vizinhança da "disciplinada" e rasgada avenida de Haussmann, paredes-meias com o bairro-de-lata. Uma constante observável, ainda hoje, no Rio de Janeiro, e até por cá...
Interessam-me estas imagens de Paris antigas. Fico sobretudo curiosa sobre as da zona do Moulin Rouge, porque,do que tenho visto, a paisagem urbana era muito diferente da actual. Bom Domingo!
ResponderEliminarTambém aprecio muito ver a evolução das cidades, através dos tempos. E as fotografias são, neste aspecto, documentos preciosos.
EliminarUm bom dia, também!
Montmartre dos vinhedos e dos pintores: Renoir, Utrillo, Suzanne Valadon, etc.
ResponderEliminarMesmo o centro de Paris é uma cidade do século XIX que levou uma grande volta depois da Comuna e com Haussmann que rebentou com muito do Paris antigo para abrir os grands boulevards. Como o governo se mostrou impotente para combater as barricadas na insurreição de Paris em 1870, feitas em ruas estreitas onde o exército não conseguia entrar, o barão Haussmann abriu ruas largas, etc.
para que tal não se voltasse a passar
ResponderEliminarE o interessante desta fotografia é a vizinhança da "disciplinada" e rasgada avenida de Haussmann, paredes-meias com o bairro-de-lata. Uma constante observável, ainda hoje, no Rio de Janeiro, e até por cá...
Eliminar