segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Divagações 168

De policiais, ultimamente, tem sido um fartote, sobretudo em leituras. É certo que, de há muito, deixei de procurar encontrar as 20 sacrossantas regras clássicas de S. S. van Dine, em relação às tramas policiais, observadas já antes, escrupulosamente por Poe ou Conan Doyle, e já um pouco pervertidas, depois, por Agatha Christie ou Erle Stanley Gardner. A boa educação foi-se perdendo pelo caminho...


Com as duas pilhas (19 volumes da XIS e 21 da colecção Vampiro) que resolvi abater como se fossem torres, lendo-as, tive que abordar autores de terceira e quarta ordem (P. Chamber, Michael Underwood, K. Royce, Ben Benson, eu sei lá...) E, ao fim-de-semana, na RTP2, lá vem o jovem Montalbano com a sua Lívia, o Mimi e o Fanzio, em doses duplas coroar, pela Sicília, o remate dos enredos policiais.
A dar o tom, aqui fica a boa voz de Olivia Sellerio, numa canção da banda sonora da série referida.

8 comentários:

  1. Gostei imenso. Estava para procurar quem era a cantora; agora já sei quem é.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que fui, foi útil - fico contente, até porque também gostei.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Também estou a gostar de ver o jovem Montalbano, embora não consiga imaginar como ele se transformou no outro mais velho (ao contrário da Livia e todos os outros, que me parecem muito credíveis).
    Gostei muito de ouvir esta canção da banda sonora. :-)

    Um bom dia!
    (Por aqui soalheiro e ventoso).
    🌿🌼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Folgo que tenha gostado.
      Realmente o um pouco rotundo Montalbano não se parece com o jovem elegante...
      Por cá o Sol brilha!
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. Tenho de me lembrar de ver essa série. Quanto às regras dos policiais, quais são? Sei que gosto de um policial em que vou descobrindo o mistério juntamente com o detective. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São variadas, as regras, mas todas interessantes e com justificada lógica. A número 1 e mais essencial é de que o leitor deve ter iguais conhecimentos e condições que o detectitve, para decifrar o mistério; não deve haver interesses amorosos no enredo; o detective ou investigador nunca podem ser os culpados; a explicação do crime tem que ter lógica e uma explicação credível...
      Boa noite.

      Eliminar
    2. Fazem toda a lógica. São de facto as condições para um bom policial, muito embora eu goste muito do Roger Ackroyd da Agatha Christie. Bom dia!

      Eliminar
  4. As regras de S. S. van Dine têm muito de sensato e os livros que ele escreveu (não foram muitos) cumprem-nas sempre.
    Bom dia.

    ResponderEliminar