domingo, 7 de fevereiro de 2021

Mercearias Finas 166


Peixes de rio, desde tenra idade, nunca fizeram o meu pleno: tinham muitas espinhas insidiosas e traiçoeiras. Ao sável, ainda dei algumas oportunidades, no Abílio, de Queluz, onde o fritavam à maneira, na altura dele, com um rico e verde arroz de grelos malandrinho, para acompanhar, ou então uma açorda muito bem apaladada. O lúcio é que nunca eu tinha experimentado.


 

 Veio à colação e experiência, no Domingo, em duas amplas postas bem cortadas, que o dono da banca, na Trafaria, prometeu terem espinhas leais e fáceis de excluir. Falou verdade e gostámos imenso da nossa vernissage deste peixe de rio, grandão e saboroso, com lascas alvas e largas. O vinho branco, que era também uma novidade, no regional Lisboa, fez-se também notar pela positiva dos seus 13º, com Arinto, Viognier e Sauvignon Blanc. Fique o nome: Pedro Álvares, colheita de 2018. Bem podemos repetir, quer o lúcio, de rio, quer o vinho do Carregado.

2 comentários:

  1. Não me lembro de ter comido lúcio.
    No geral também não sou apreciadora de peixes do rio, exceto de trutas (de escabeche) e de sável. O sável tem de estar de molho em vinagre que lhe parte as espinhas. Experimentei umas vezes mas não correu muito bem, mas comi sável delicioso feito pela minha mãe e pela minha avó, acompanhado de acorda de ovas do sável. Uma delícia! Mas com um arroz de grelos ou de tomate também marcha. Quando há nos restaurantes (o que é raro)...
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No antigamente, por Guimarães e quinzenalmente, passava um ciclista tocando um cornetim, pelas ruas, a publicitar peixe de rio que trazia numa cesta - foi por onde comecei, e não gostava...
      Na Alemanha comi também muita truta fumada, em aparas de tília: boas.
      Por cá tirando estas postas boníssimas de lúcio, comemos do Guadiana uma mugem, que trouxemos de Mértola, mas muito sensaborona. Dizem que a achigã é saborosa, mas nunca provei.
      Um bom fim de tarde.

      Eliminar