segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Gulodices


Matinalmente, eram as Línguas-da-Sogra e os Barquilhos, as guloseimas de praia, no mês de Agosto. Suaves e talvez não muito calóricos. Mas, de tarde, vinham os gelados Rajá (eu preferia os de ananás), as Sameiras (laranjadas) inicialmente e, mais tarde, a refrescante e deliciosa Laranjina C, de boa memória. E para acompanhá-los, uma Bola-de-Berlim, quase sempre com creme. A meio da adolescência, fixei-me definitivamente nos Mil-Folhas, que obrigavam a prodígios de equilíbrio para que o creme não caísse...
Ora, fiquei pasmado que este último bolo só tivesse sido inventado em 1867. Mas é o que nos diz o último L'Obs (nº 2702), referindo também as datas de criação de alguns outros bolos famosos.

para MR, que se costuma  pelar por estas gulodices..:-)

3 comentários:

  1. Pois o meu Rajá também era o de ananás, seguido do de chocolate (que hoje não valeria nada). E adorava os barquilhos, mas normalmente não tinha muita sorte a dar à roda. E as bolas de Berlim, mas sem creme. É raro encontrarmos uma bola de Berlim como essas da praia.
    Não me lembro das Sameiras; cá por baixo era a Bussaco, mais tarde a Larajina C e depois o Fruto Real.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Há pouco estive a fazer dois postes, que sairão em breve, sobre o Baba au rhum que deve ser do século XVIII e sobre os Macarons de Nancy.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes corria-me bem a rodada dos barquilhos.
      Também ainda provei das Bussaco, mas a Norte eram as Sameiro...
      Fico a aguardar os seus postes.
      Boa noite!

      Eliminar