sábado, 6 de agosto de 2016

Apontamento 83: Desilusão



Embora correndo o risco de me repetir, sublinho que não acredito na inocência da criação literária, mas também não encontrei isenção nos campos da ciência ou até do desporto, tão em voga nos nossos dias.

Felizmente, pertenço ainda à geração dos praticantes de desporto, de diversas modalidades, nos vários graus de ensino, muito antes de entrarmos nesta “nova religião da actividade física”, com imposições de moda, formas de estar e pensar.

Assim, livrei-me deste novo “ente” todo-poderoso desportivo, e também não me obrigaram a jogar futebol, como não impuseram aos meus colegas masculinos a prática de “ballet”.

Dito isto, entendo que atrás de uma ideia salutar do desporto se instalou todo uma indústria, formas de vida unívocas, espiritual e material, que não aprovo nem pretendo alimentar.

E, no meio deste pântano, também se perverteu o ideal dos Jogos Olímpicos, tão em voga actualmente. No entanto, quem ler, com atenção alguns artigos, publicados no DIE ZEIT, sobre a matéria, concluirá que a pureza dos Jogos Olímpicos se desvaneceu há muito.


Bastou-nos, aqueles que como eu tiveram a tarefa de transcrever os escritos de Carl Diem – em epígrafe – o contacto com um dos obreiros do Comité Olímpico para perdermos a ilusão quanto à pureza do ideal dos Jogos Olímpicos, no passado, e, com maior razão, no presente.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Eu nunca fui muito dada à prática desportiva. Andei no ballet uns anos.
    A realidade alemã de desporto nas escolas não era a mesma da de Portugal, onde só um pequeníssimo número de liceus tinha ginásios. Em escolas primárias então...
    Concordo consigo em relação à alteração da finalidade da criação dos Jogos Olímpicos, que tinha a ver com o desporto amador.
    Acho que esta subversão aconteceu devido aos desportistas da antiga Cortina de Ferro serem pagos pelos Estados e nos EUA as Universidades investirem imenso nos desportistas que podiam chegar ao pódio.
    Carlos Lopes trabalhava num Banco na época em que ganhou a Maratona. E a partir de certa fase da sua vida podia treinar porque o Banco lho facilitava.
    De qualquer modo, vi a sessão de abertura, ontem vi provas de natação e espero ver algumas de atletismo.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Para MR: Pois, na Primária ainda tive aulas de desporto numa sala grande vazia. De resto, era cá fora, excepto com frio e neve.

    ResponderEliminar