sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Três temas em volta


1. Lembro-me bem ainda, na minha infância vimaranense, da estranheza que me provocavam duas personagens, da cidade, que tinham vozes esquisitas. Um era ex-tenente do exército português e o outro, coronel reformado, ambos gaseados da I Grande Guerra e que eram o testemunho vivo das terríveis sequelas do conflito.
2. O que faz a perenidade estética de um obra de arte não é apenas a sua beleza, mas também a sua singularidade, ousadia ou atrevimento em relação aos cânones da época, por vezes. É talvez por isso que eu gosto da obra de Chaim Soutine (1893-1943) e de alguns quadros de Francis Bacon (1909-1992), apesar da sua aparente e característica fealdade.
3. O médico britânico Henry Tonks (1862-1937), que a meio da vida começou a desenhar e pintar, retratou em muitos dos seus quadros homens desfigurados em consequência da I Grande Guerra. Bem executados, não serão propriamente agradáveis de ver, ou belos, mas são, sem dúvida, um testemunho realista dos horrores da guerra.


8 comentários:

  1. Não conhecia a obra de Henry Tonks, Só conheço fotografias de soldados desfigurados que são um horror.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horror que não evitou a II G. G., infelizmente.
      Bom dia!

      Eliminar
    2. E a III está aí. Ninguém aprende nada. Bem, o Bush é incapaz, como pode apreender alguma coisa? E os seus amigos europeus uns cretinos, vendidos à finança. Meteram o mundo neste horror.
      Bom fim de semana!

      Eliminar
    3. Eu acrescentaria o multimilionário Blair, que até do conflito israelo-árabe tirou proveito. Pensar que este canalha até se convertou ao catolicismo, dá para ver a hipocrisia que por aí grassa, nas altas esferas...
      Retribuo os votos!

      Eliminar
  2. Great article. I read this article properly. This is one of the best posts. Thanks sharing this article
    threadless
    tshirt hell
    Teefury uk
    80s tees
    Teepublic uk
    Teeprings
    Spreadshirt coupon
    Redbubble coupon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Good, you liked it. Thanks for your visit.

      Eliminar