terça-feira, 30 de agosto de 2016

Apontamento 87: Passeios por Lisboa - 2



Há algum tempo que me falaram do “baralho” em epígrafe. Eu explico. São uns cartões com sugestões de passeios por Lisboa, a pé ou de bicicleta. Na altura, fiquei com as antenas no ar, mas não perguntei mais. Estava com receios de ser mal interpretada, insinuando querer candidatar-me a um presente.

Recentemente, com as minhas passeatas por Lisboa, veio-me, novamente, a sugestão das ditas cartas. Hoje, lá as comprei e, sublinho, que não foi fácil. Mas não as utilizei ainda.

Estava, hoje, prevista uma incursão numa zona completamente afastada dos meus horizontes. Telheiras ! Para ver a nova livraria, com livros em alemão. O dia até convidava e lá fui, na ida de Metro, porque o regresso já o sabia de autocarro até ao Campo de Santana. A rua da livraria poucos conheciam, até vários taxistas não se descoseram. Teriam medo que pedisse a deslocação com um percurso tão pequeno ?

Sobre a livraria não me pronuncio, porque se dedica, sobretudo, ao livro escolar, certamente para abastecer a Escola Alemã próxima. Descobertas de livrarias, ultimamente, só uma. A Bittner, em Colónia.

No entanto, aproveitei a zona ajardinada à volta, no meio de umas construções de duvidosa estética. Lá estavam umas hortas.


Concluindo a minha volta, vi uma igreja com um nome fora do comum: Nossa Senhora da Porta do Céu.

Pouco a pouco, lá irei dar conta de alguns recantos que vou descobrindo nesta Lisboa, fugindo a tal “auto-estrada dos formigos forasteiros” que conspurcam certas zonas centrais da capital.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Eu por acaso tenho as cartas, mas nunca as utilizei. Nem sabia que chegavam a Telheiras. A parte antiga de Telheiras de que resta uma ou outra casa das antigas quintas, até ea engraçada.
    Esta igreja (que teve origem no século XVII) foi objeto de um restauro interior miserável. Há uns tempos que não entro lá, mas tinha a parte do altar pintada de azul cueca.
    Na Rua Francisco Gentil há um talho *****.
    Amanhã vou mais ou menos geminar.
    Bons passeios por Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    Qualquer dia ganho o "Prémio da Mobilidade" da Carris. O próximo autocarro que apanhar é o que vai para a Picheleira. Não sei bem onde fica. Tenho que ir ver.

    ResponderEliminar