sábado, 27 de agosto de 2016

Para se ir ouvindo...


Compostas por Beethoven entre 1819 e 1823, as chamadas Variações Diabelli são o fruto  de um desafio que o compositor austríaco Anton Diabelli (1781-1858) lançou a vários colegas seus contemporâneos, no sentido de desenvolverem o tema nuclear de uma sua valsa.
Beethoven correspondeu com 33 variações. Peça musical que alguns consideram quase tão importante como as Variações Goldberg, de Bach. Brendel, no alto da sua competência, escolhe-as como uma das suas obras favoritas. E até lhes encontra humor (coisa que, com a minha ignorância musical, eu não saberia dizer.).

2 comentários:

  1. Estou a gostar, eu que não oiço muito Beethoven, a não ser os seus quartetos finais. Daqui a pouco, continuarei a ouvir estas .
    Bem, mas as Goldberg são as Goldberg, uma das músicas de que mais gosto.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem.
      Apesar de eu gostar desta versão de Sokolov, teria preferido a de Brendel mas, no Youtube, está muito repartida..:-(
      Bom Sábado!

      Eliminar