quarta-feira, 22 de julho de 2015

Das leituras e séries policiais


O Verão convida à leveza nas leituras. Imagine-se que, ontem, até comecei a ler um policial de Leslie Charteris ("O Santo recebe um SOS", nº 204 da Vampiro), que é um dos autores que menos admiro, no género. Dos meus Top5, Agatha Christie (1890-1976) não consta, mas ainda leio os seus livros com agrado. Sejam eles com a investigadora Miss Marple, com Tommy e Tuppence (Beresford) ou Poirot, que é o meu preferido. Há dias, porém, apanhei um filme, na televisão, baseado numa obra da escritora britânica, mas não o consegui ver até ao fim. Tinha um erro crasso de casting: quem fazia de Poirot era o canastrão do David Suchet que, além de ser mau actor, adopta um tom amaneirado, excessivo, de falar que eu não consigo suportar muito tempo. Para quem viu Hércules Poirot ser desempenhado por Peter Ustinov e Albert Finney, no mínimo o Suchet é uma pobre caricatura infeliz...

9 comentários:

  1. É curioso... Eu, tendo visto esses todos, exceto Welles (em que filme?), acho que a interpretação de Suchet é, não apenas superior aos restantes, mas notável, pela fidelidade ao verdadeiro Poirot, o que está nas páginas das novelas.
    Ele consegue um Poirot irritante e ridículo, tal como eu o imagino ao ler. Mas que, quando resolve os enigmas, se transforma num génio que todos respeitamos. O amaneirado Hercule é mesmo assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, hove erro meu ao referir Orson Welles - vou apagar, E obrigado pela sua pergunta.
      Cada um imagina a personagem à sua maneira e, por isso, tenho que aceitar a sua opinião, que não coincide com a minha. No caso do Maigret, eu só aceitei Gabin.
      Porque, voltando à questão, uma coisa é o inglês oxfordiano, pernóstico ou superior, outra, o tom adamado do Suchet que, mantenho, é um mau actor (já lhe vi outros filmes).

      Eliminar
    2. Mas, precisamente, Poirot é belga! E toca aí num ponto interessante: tudo nos livros de Agatha Christie é tão britíche que nos esquecemos que o homenzinho ridículo é estrangeiro. Ele é pernóstico, mas não pode ser oxfordiano. Nasceu na Bélgica, em 1893 (o ano marcado pela fundação do FC Porto...), entrou para a polícia em Bruxelas e apenas foi para Inglaterra como refugiado da I Grande Guerra.
      Por ser capaz de dar um ar duplamente artificial à figura é que acho a interpretação de D. Suchet, provavelmente um mau ator em termos gerais, como a melhor. Esse homem vive para a personagem - sempre foram quase vinte e cinco anos a fazer o papel. Devia dormir com aquelas cenas a prender o bigode...
      Isso não quer dizer que os restantes atores que refere fossem maus Poirots. Ustinov fez vários filmes e Finney até foi nomeado para um Óscar. Só que não fazem o "meu" Poirot, e quando (raramente, agora) leio uma das novelas é aquela figura que vejo.

      Sobre Maigret: cresci a ver a série da TV com Jean Richard, e do que me recordo era um Maigret um pouco mole, mas a música - ah!, a música... Mas concordo que Gabin - não só Gabin, mas todo o ambiente, o ritmo, os outros atores, pelo menos no l'Affaire Saint-Fiacre - é o que mais se aproxima do Maigret de Simenon.

      Eliminar
    3. Eu creio que, sobre o assunto, temos ambos opiniões solidamente estratificadas, embora, em parte, opostas.
      Mas para precisar melhor o meu ponto de vista, gostaria de referir que Poirot, sendo belga (provavelmente valão e não flamengo), teria quase obrigatoriamente sotaque, podendo embora expressar-se num inglês correcto. Mas não é isso que me importa destacar, mas o tom de voz afectado que Suchet carreou para a personagem. E que contribui, para os menos avisados, a considerá-lo efeminado. Não creio que Agatha Christie tenha dado margem para isso. Ou, e como diria o Diácono Remédios: "Não havia necessidade..."

      Eliminar
    4. Há uma vilória chamada Ellezelles, na Valónia (província de Hainaut), que tem algumas referências (folclórico-turísticas) a Hércules Poirot e, inclusivamente, uma certidão de nascimento no Arquivo local (HP teria nascido ali em 1 de abril de 1850 - sendo que este 1 de abril é mais do que suspeito). Mas Spa, também na Valónia, reclama-se como o verdadeiro local de nascimento dele.
      Enfim... aprendi estas coisas na Wikipédia mesmo agora...

      Eliminar
    5. E eu desconheci-as, obrigado!
      E uma boa noite.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não desgosto de Suchet como Poirot porque eu tb o imagino amaneirado. :)

    Tb não aprecio Leslie Charteris. E imaginar eu que quando era miúda gostava de ver O Santo na tv com aquele canastrão do Roger Moore. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suchet é superior às minhas forças e paciência...
      Mas Roger Moore não era muito melhor.

      Eliminar