terça-feira, 14 de julho de 2015

A longa espera


As orquídeas, para um ignorante como eu, são um projecto lento. Ou parecem ser. Exigem paciência desmedida e pouca água. Parecem florescer por capricho.
Dentro de casa, ou nas varandas que dão para o ar livre, exterior, quatro ou cinco pés morreram em silêncio, no decurso dos nossos 10 últimos anos.
Dos novos, um dos pés, no interior, não dá sinal de vida, há mais de 2 anos. Mas, na varanda a leste, o outro pé de orquídea, minuciosa e lentamente, com dois ramos, entre seis folhas verdes espessas e elegantes, vai-se pronunciando (sem abrir ainda) com nove brotos esperançosos. Que eu olho de lado, discretamente - quando lá me sento, ao fim da tarde -, para evitar que se arrependam de florir.
Longe vá o agouro!...

8 comentários:

  1. As três ou quatro que eu tinha aguentaram alguns anos (eu até estava admirada!...) até que com umas obras no prédio (pó e escuridão) morreram. Talvez, depois do verão, arranje outra orquídea.
    Algumas delas não davam flores todos os anos. Saiba-se lá porquê...

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além de serem caprichosas, tenho que admitir que sou um ignorante no seu cultivo. Quem sabe da poda é o MLV..:-)
      Mas com estes botões por desabrochar, estou muito esperançado.
      Obrigado.
      Boa tarde!

      Eliminar
    2. Ignorância em termos de horta é comigo. :)

      Eliminar
    3. Pois, mas eu também não vou longe...

      Eliminar
  2. Também tenho algumas orquídeas, que uns anos dão flor, outros não...realmente "caprichosas" é um adjectivo que lhes assenta como luvas!

    Adorei a sua foto. Aquele dourado nos botões está muito bonito. Se tivesse cortado um bocadinho da foto, em cima e do lado direito, para tirar a parede e deixar só o rosa, ficaria uma pintura!

    Boa sorte com os botões, que todos se transformem em belas orquídeas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São plantas finas, as orquídeas..:-)
      Concordo que a fotografia é muito boa: foi a HMJ que a tirou, porque é mais hábil do que eu. E tem sempre sentido estético.
      Obrigado pelos seus votos, Isabel.
      Boa noite!

      Eliminar