sexta-feira, 10 de julho de 2015

Uma imagem / um poema, ou: "Nós não somos a Grécia!"


Primeiro levaram os negros,
mas não me preocupei com isso:
porque eu não era negro.

De seguida, levaram alguns operários,
mas não me preocupei com isso:
eu nem era operário.

Depois prenderam os malandros,
mas eu não me preocupei com isso:
porque eu não sou malandro.

Depois levaram alguns desempregados,
mas como eu tenho emprego
não fiquei preocupado.

Agora vieram para me levar,
mas já é muito tarde.
Como não me preocupei com ninguém,
ninguém se importa comigo.


Nota: versão muito livre do poema de Bertolt Brecht.

6 comentários:

  1. Na linha da velha máxima de «só acontece aos outros».
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, MR. E uma máxima sábia sobre o comportamento humano, no egoismo e cegueira mental.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Bingo! Escolha mais adequada não podia ter feito, APS!
    O velho BB sempre atual e oportuno!
    Tenho este poema num livrinho da colecção forma, que comprei em Maio de 73. ;)
    Desejo-lhe um ótimo dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Maria!
      Todo este arrastar de situação, que só comprova a mediocridade dos burocratas e dirigentes europeus, para além da falta de uma estratégia para a Europa, me tem ensombrado os últimos dias. E não tenho a menor dúvida que, se a Grécia sair, Portugal será o seguinte país, por ser o elo mais frágil.
      Um bom fim-de-semana!

      Eliminar
  3. Afinal estava enganada, não encontro o poema nesse livrinho. E nem num outro intitulado "Poemas e Canções" - selecção e versão portuguesa de Paulo Quintela. Mas conhecia-o. A memória já nos prega cada partida!!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me acontece. Aliás, este poema pensava-o, recordado, como se fosse passado numa rua e acontecido num bairro judeu (Veja lá, Maria!), quando, de facto, não era.

      Eliminar