terça-feira, 5 de maio de 2015

Comic Relief (106)


Sendo, como é, uma publicação séria, o TLS raramente acolhe brejeirices nas suas páginas. Quando muito, um ou outro colaborador dá um ar da sua graça ou exprime algumas considerações levemente irónicas.
Mas, no penúltimo jornal, há uma libertação alargada de pequenas anedotas, na sua última página. Contadas por J(ames?) C(ampbel?), a propósito, e retiradas, do livro Freud Verbatim: Quotations and Aphorisms.
Aqui seguem algumas, em tradução simplista:

- O que é um canibal que comeu os seus próprios pai e mãe? (Pausa) Um órfão! E se tiver comido a sua família inteira? O único herdeiro!
- Um negociante de cavalos recomendava, assim, a um provável comprador, o equino em transacção: Se mercar este cavalo e se partir de sua casa, às quatro horas da manhã, vai ver que chega a Pressbourg antes das seis e meia. Resposta do comprador interessado: E o que é que eu vou fazer a Pressbourg, às 6 da manhã?
- Um médico, ao abandonar o quarto da mulher doente, vira-se para o marido e diz: Não gostei nada da cara da sua esposa... Ao que o marido responde: Pois eu, ao longo de toda a nossa vida em comum, também nunca gostei!

Convém acrescentar que todas estas pequenas histórias humorísticas, se não eram da autoria de Freud, eram, pelo menos, contadas por ele, aos seus pacientes e amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário