sexta-feira, 8 de maio de 2015

Retro (69)


Implantado no coração de Lisboa, muito perto do Chiado, o Teatro da Trindade abriu as suas portas em Novembro de 1867, sob a égide e direcção de Francisco Palha (1824-1890), vocacionado inicialmente para o teatro sério e os saraus de música, principalmente, erudita. Acolheu assim grandes nomes de intérpretes, quer da arte musical, quer da arte de Talma. No entretanto a sua vocação de sala de espectáculos foi-se diversificando até abranger acontecimentos mais populares.
Sob a responsabilidade da Fundação Inatel, o Teatro da Trindade, com uma capacidade para 495 espectadores, foi recentemente palco de um pronunciamento político que perturbou e apressou a estratégia dos políticos representantes da direita portuguesa.
O encarte publicitário, que ora se mostra, através da capa e duas páginas centrais, data do início dos anos 40 e até contém publicidade às emissões radiofónicas de propaganda da Alemanha nazi ("Berlim - a Alemanha fala"), para o mundo português. O pequeno folheto teve uma tiragem de 500 exemplares, que eram distribuídos gratuitamente. Já por essa altura o Trindade apresentava espectáculos populares e de agrado geral para o público alfacinha. Não fosse o prato de resistência da Fantasia-Revista (Aleluia) contar com o desempenho do celebrado Vasco Santana...


com os melhores agradecimentos a A. de A. M..

Sem comentários:

Enviar um comentário