domingo, 17 de maio de 2015

Pequena história (34)


A leitura de um romance, bem construído, cria quase sempre inesperadas associações, abre ramais noutras direcções, alargando os horizontes.
O general Mikhail Kutuzov (1745-1813), derrotado por Napoleão na grande batalha de Borodino (1812), segundo Tolstoi, no seu "Guerra e Paz" (Tomo II, pg. 371), por essa altura, andava a ler Madame de Genlis ("Os Cavaleiros do Cisne") e Madame de Souza, em língua francesa.
Intrigou-me esta última senhora, com apelido português. Depois de aturados esforços, vim a saber-lhe o nome todo: Adélaïde-Emilie Filleul, marquesa de Souza-Botelho. Filha de uma amante de Luís XV, nasceu a 14 de Maio de 1761, tendo falecido no ano de 1836. Escreveu vários romances. E, em 1802, o embaixador português em Paris, José Maria de Souza Botelho Mourão e Vasconcelos (1758-1825), 2º Morgado de Mateus, casou com ela, em segundas núpcias - era viúvo. A benefício de inventário, deve-se a este Morgado de Mateus a construção do magnifico solar homónimo e uma não menos preciosa edição de "Os Lusíadas", publicada a expensas suas, em Paris, no ano de 1817, com ilustrações de F. Gérard e Fragonard, entre outros ilustres pintores e gravadores.
E eis como, indirectamente, um português veio dar ao "Guerra e Paz", de Leão Tolstoi...

6 comentários:

  1. Muitíssimo interessante !
    A que pode conduzir uma das obras maiores da literatura universal !...

    E dessa preciosa edição de "Os Lusíadas", haverá algum exemplar que possa ser apreciado em alguma das famosas Bibliotecas de Paris ou na Embaixada de Portugal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na BNP há dois exemplares desta bonita edição. E em 1972, a Livraria S. Carlos (Lisboa) editou uma edição facsimilada da original. É possível que noutras Bibliotecas portuguesas possa haver mais algum exemplar... Possívelmente, no Solar de Mateus, também, mas não sei, ao certo.
      Um bom resto de domingo!

      Eliminar
  2. Tb costumo ir no encalço dessas 'deixas'. E gostei deste seu post. :)

    ResponderEliminar