segunda-feira, 2 de junho de 2014

Apontamento de viagem: Donelo do Douro




Quando há anos passara pela Quinta de la Rosa, fiquei com vontade de regressar, sobretudo a essa paisagem entre a Régua e o Pinhão. Este ano, e por uma coincidência feliz, poisei uns dias, a uns quilómetros acima, no meio dos montes numa casa belíssima, com vista para Donelo.
De manhã, ouvia-se a buzina do carro do padeiro, a passar lá em cima, a anunciar o pão fresco e a fofa bola que se vê na imagem seguinte. A garrafa de azeite, caseiro, puro e gostoso, recebemo-la à chegada, juntamente com outros produtos da região para a primeira merenda verdadeiramente duriense: enchidos, pão e vinho. As cerejas, belíssimas, juntaram-se mais tarde, vindas do mercado da Régua.



Do encanto da paisagem e do jardim da casa, fixei alguns pormenores, de bom gosto, como as florinhas à volta da oliveira.


A vista de cima, rodeada de montes cuidadosamente cobertos de vinhas e oliveiras, completou-se com um passeio fluvial, num antigo barco rabelo, a apreciar o Douro e as suas margens.



No entanto, nessas “Viagens na minha Terra” não resisto à tentação de encher o carro de produtos regionais. Do café de Donelo, com uma mercearia anexa, veio o vinho, juntando-se-lhe um garrafão de azeite, adquirido a um produtor local, pessoa simpatiquíssima que me encheu os ouvidos com palavras novas e um discurso, rico e sabedor, sobre a fauna e a flora do lugar. Do padeiro andante, parado a fazer negócio no meio dos povoados, saboreei o pão e, sobretudo, a bola, rectangular, embrulhada em papel vegetal e empilhada num canto da carrinha.
Por fim, ainda cheguei a tempo de dar uma volta ao mercado da Régua. Prazer supremo o de olhar para os produtos acabados de colher, e pena de saber o carro já muito carregado ! Contudo, ainda perto de mim tenho as cerejas e o cheiro de uma réstea de cebola nova, conservando, durante uns dias, a riqueza do campo que ficou para trás.

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Tudo de fazer inveja, especialmente a tranquilidade e beleza da paisagem! Muito bonita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      de facto, foi uma experiência memorável.

      Eliminar
  2. Realmente, digo como a Isabel: de fazer inveja. Não pela tranquilidade, porque eu não sou muita dada a férias campestres, nem tranquilas. Passados dois dias de poiso, tenho de me mexer. Mas adoro o Douro e as suas paisagens. Donelo acho que não conheço.
    Foram umas férias de barriga cheia, em todos os sentidos. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Só coisas boas: para o corpo e para o espírito. :)

    ResponderEliminar