segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bibliofilia 81 : Herculano


Não são livros raros, mas muito estimados por mim, e andam comigo há mais de 50 anos, porque terão sido comprados em 1961 ou 1962, na Livraria Académica, no Porto. Aos antigos proprietários, bem simpáticos e sabedores. Dei pelos 2 volumes de "O Monje de Cistér", de Alexandre Herculano, um pouco menos de Esc. 70$00 (preço marcado), que os livreiros (sogro e genro) faziam-me sempre uma pequena atenção...
Disse, a princípio, que o livro não era raro, porque se trata apenas da segunda edição (1859) da obra de Herculano, que saíu, originalmente, em 1848. A marca de posse manuscrita aponta, talvez, para o primeiro proprietário: "A. Alves Mendes, Porto, 1864".
Os dois volumes da obra de Alexandre Herculano, que integram O Monasticom encontram-se, ambos, encadernados e em bom estado de conservação.

6 comentários:

  1. E maneirinhos, para levar para qualquer lado...

    ResponderEliminar
  2. Pois é, caro APS, e eu tenho a 3ª edição ;)
    Ao olhar para aquela página de rosto pareceu-me ver o meu exemplar, só que o meu é de 1869. Eu tenho os três volumes do Monasticon, todos antigos mas cada um de sua edição - contingências de quem encontra estas coisas em feiras de velharias...

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, cara Maria, o meu "Eurico, o Presbytero", também comprado na Livraria Académica (de J. Guedes da Silva), é da décima sexta edição (1906).
    Custou Esc. 22$50, na altura. Em qualquer dos casos, uma 3ªedição de Herculano não se encontra todos os dias...

    ResponderEliminar
  4. Foi por edições destas - não sei se 1.ª, 2.ª ou 3.ª - que li os romances e as Lendas e narrativas de Herculano. E gostei, com exceção de A Dama Pé de Cabra.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez comprovei como a prosa de Herculano é de um português de lei.
    Estou muito inclinado a relê-lo, nesta altura, embora com tantas pendências, em lista de espera...

    ResponderEliminar