quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Produtos Nacionais 3 : Vista Alegre



Fundada por José Ferreira Pinto Basto, através da concessão de um alvará régio, a Fábrica de Porcelanas de Vista Alegre começou a funcionar em 1824, próximo de Ílhavo. Ao longo dos anos, com a colaboração de muitos artistas portugueses, a excelência estética e a qualidade dos seus produtos ganharam fama internacional, justamente merecida. Encomendas de serviços por parte da raínha Isabel II, da Inglaterra, ou do falecido Presidente Kennedy, americano, são provas eloquentes deste facto. A inovação e criatividade constantes são exemplo do dinamismo da Vista Alegre. Ainda recentemente foram criadas algumas peças (parcialmente, em imagem) de muito bom gosto, para celebrar Guimarães, Cidade Capital Europeia de Cultura - 2012.

Nota posterior: por informação amiga, rectifico que a Fábrica V. A. fica mesmo em Ílhavo, e não próximo.

2 comentários:

  1. Depois de uns anos de bastante mau gosto - talvez para satisfazer o gosto americano -, a Vista Alegre parece estar a modernizar, escolhendo bons designers.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, não vale a pena mudar de rosto, ainda para mais por causa dos "marcanos", que têm um mau gosto incrível, a puxar para o chinelo quitche...

    ResponderEliminar