quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mercearias Finas 47 : marcas antigas, saudades novas


Na profusão imensa de novas marcas, rótulos criativos, outros menos, novos sabores, é raro depararmo-nos com ressurreições. Quero eu dizer, vinhos de patente e com pergaminhos velhos, desaparecidos, que tivessem regressado ao mercado. Não serão muitas as marcas de vinhos que tenham permananecido "no activo", de há 50 anos, até hoje. Tirante alguns vinhos verdes, o emblemático Barca Velha, o Evel duriense, os restantes que permaneceram, mudaram de rotulagem e, às vezes, de formato da garrafa: o Gatão, por exemplo. Somem-se também o Serradayres, alguns Bairrada, o Grão-Vasco, e pouco mais.
Ora, nos idos de 60/70, na confrangedora pobreza e exiguidade em brancos de qualidade da altura, o branco Pérola, da Soc. de Vinhos Borges, marcava alguma diferença, em excelência. Era um bom branco, seco, do Douro. E ainda melhor, na sua versão (tipo "Garrafeira") mais rara, o: Pérola de Frasqueira, com rótulo rectangular e muito sóbrio, na sua estética de bom gosto e dignidade. Lembro-me que um Frasqueira, nos anos finais de 70, acompanhou, excelentemente, num jantar com visitas, um robalo (do Atlântico noroeste) assado. Mas, a partir dos anos 80, nunca mais vi o Pérola à venda. Quase o esqueci.
Para minha surpresa, num supermercado modesto mas com escolhida garrafeira, há dias, inesperadamente, dei com o branco Pérola com novo rótulo (muito infeliz esteticamente, como se pode ver pela imagem). O preço era convidativo: 2,40 euros. E resolvi comprar e ver. Acompanhou bem um frugal jantar de carnes frias e, melhor ainda, uma rodela de ananás dos Açores. O novo rótulo do vinho é que é uma vergonha, teria sido melhor manter o design nobre e antigo que tinha. O vinho branco Pérola merece mais.

2 comentários:

  1. O rótulo é de fugir.
    Acho que nunca bebi essa Pérola. :) Vou tentar encontrá-lo.

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente catastrófico, no mau gosto,MR.
    Mas o vinho, pelo preço, é muito razoável.

    ResponderEliminar