quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Divagações 19


Por onde andará o Adelino?, agora que fechou a loja, pela crise e pela idade. Pelo cansaço, sobretudo - tinha-me ele confessado, na sua vocação atraiçoada, de padre arrependido. Mas não se notava o menor tique litúrgico, no seu ar de comerciante laico. Pensando bem, talvez apenas a deferência caridosa. Mais nada.
Mas quando regressei, eu vinha do passado, ao desembarcar na Baixa. Para trás, a imagem da ribeira, muito curta de caudal, por onde só havia pássaros pequenos: dois pintassilgos, algumas carriças, muitos pardais. Estavam a crescer, para minha melancolia. Confrontada com a ajuda que me deram, à mesa, para um confortável equilíbrio. Sobretudo pela graça juvenil e pelo flash-back. Valha-nos isso.
Não fora a respiração ofegante do tabaco, nas íngremes subidas, eu teria regressado com menos 20 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário